Leia nesta edição:
________________________________________________

 

Conselho de Educação de Roraima aprova Projeto Pedagógico dos Yanomami

Primeiros Professores Yanomami são aprovados em concurso
Secoya promove curso para os Yanomami do Amazonas com apoio da CCPY
Desenhos Yanomami no acervo do Museu Nacional de Belas Artes do Rio de Janeiro
FUNASA-RR anuncia para fevereiro reunião do Conselho Distrital de Saúde Yanomami


Conselho de Educação de Roraima aprova Projeto Pedagógico dos Yanomami   

Dois anos depois de encaminhado à Secretaria de Educação de Roraima, finalmente, em 21 de dezembro último, o Conselho Estadual de Educação (CEE-RR) aprovou por unanimidade o Projeto Político Pedagógico Yanomami encaminhado pelas três ONGs proponentes: Comissão Pró-Yanomami-CCPY, Urihi-Saúde Yanomami e Serviço de Cooperação com o Povo Yanomami-Secoya. A elaboração do projeto contou com a participação de 61 comunidades, 91 professores e 948 alunos revelando o quanto a escola tem prioridade para os Yanomami. O Projeto também demonstra que eles reivindicam um modelo de escola bilíngüe e bicultural que lhes dê acesso a novos conhecimentos que complementem os seus saberes tradicionais e constituam um instrumento na defesa dos seus direitos territoriais, civis e culturais garantidos pela Constituição.

O projeto é resultado do trabalho que vem sendo realizado pelo Programa de Educação da CCPY desde 1995 e que, a partir de 2001, vem pondo em prática uma série de cursos intensivos de formação dos professores Yanomami para o magistério, cuja quarta edição aconteceu de 15 de agosto a 1° de outubro de 2004.

Sobre o Programa de educação da CCPY ver: .
http://www.proyanomami.org.br/pei

No seu voto, a relatora do projeto, conselheira Eliane Trajano dos Santos, refere-se à formação dos professores indígenas como um processo complexo e desafiador ao construir um espaço de interlocução entre a sociedade Yanomami e as outras culturas. Ela destacou ainda que o Projeto Político Pedagógico Yanomami “é a própria escola em movimento, se construindo no dia-a-dia”. A conselheira manifestou irrestrito apoio à iniciativa dos Yanomami de definir este projeto como “um instrumento norteador que contempla a dimensão político-pedagógica da escola, da comunidade e do povo Yanomami, que certamente tem contribuído significativamente para os avanços da educação escolar indígena específica e diferenciada”.


Primeiros Professores Yanomami são aprovados em concurso   

Um grupo de 16 professores Yanomami foi aprovado no concurso realizado pela Secretaria de Educação de Roraima para o preenchimento de 214 vagas para docentes de Língua Indígena. Além dos Yanomami, concorreram professores das etnias Waiwai, Yekuana, Makuxi e Wapixana. As provas objetivas foram aplicadas no dia 5 de dezembro 2004. O processo seletivo foi concluído em 2 de janeiro de 2005 com a entrega de documentos de título.

O resultado deverá ser anunciado oficialmente em breve. Apesar deste sucesso, os professores indígenas continuam inseguros quanto à sua contratação. Nenhum representante do Núcleo de Educação Indígena da Secretaria de Educação do estado de Roraima deu sinais de que vai cumprir essa promessa que foi feita ainda na administração anterior. Em julho de 2004, a ex-secretária estadual de Educação, Lenir Veras, havia garantido a contratação de professores Yanomami aprovados a partir de janeiro de 2005.

No entanto, a crise instalada no governo estadual em 2004 mudou a configuração política do Executivo de Roraima, com o retorno ao cargo do ex-governador Ottomar Pinto, substituindo o governador Flamarion Portela. Apesar de o processo seletivo não ter sido interrompido, a incerteza sobre as contratações é hoje a maior preocupação dos professores concursados.


Secoya promove curso para os Yanomami do Amazonas com apoio da CCPY    

O Serviço de Cooperação com o Povo Yanomami (Secoya), ONG que atua com os Yanomami do Amazonas, começou a quarta edição do seu curso de formação de professores no último dia 10 de janeiro. O curso realiza-se na Aldeia de Bicho-Açu, Rio Marauiá, no município de Santa Isabel do Rio Negro utilizando a metodologia desenvolvida pelo Programa de Educação da CCPY. Os assessores pedagógicos da CCPY, Luis Fernando Pereira, Simone de Cássia Ribeiro, Lídia Montanha Castro e Maurice Seije Tomioka Nilsson, foram chamados para ministrar os módulos de Geografia, História, Matemática, Ciências Naturais, Pedagogia e Direitos Indígenas que compõem essa quarta edição do curso.


Desenhos Yanomami no acervo do Museu Nacional de Belas Artes do Rio de Janeiro   

Quatro desenhos de Orlando Wakatautheri, produzidos em 1975, ganharam espaço no acervo do Museu Nacional de Belas Artes do Rio de Janeiro (MNBA), que reúne cerca de 15 mil obras e é considerado a instituição com a maior e melhor coleção de artes do País, a partir do século XIX. Os trabalhos de Orlando foram coletados pelo padre João Saffírio, da Missão Catrimani (Roraima), em 1976, e passaram, mais tarde, a integrar a coleção da fotógrafa Cláudia Andujar, uma das fundadoras da CCPY, que, recentemente, os doou ao MNBA.

Cada um dos desenhos de Orlando Wakatautheri mede 49 cm por 33 cm e foi produzido a lápis de cor sobre papel. Antes de entrarem no acervo do MNBA, os desenhos foram expostos em 2004 na mostra “Trama Espiritual da Arte Brasileira”, no Instituto Tomie Ohtake, em São Paulo, pelo curador Paulo Herkenhoff, e no Museu Oscar Niemeyer, em Curitiba.

Orlando Wakathautheri faleceu em março de 1977, como tantos outros Yanomami na época, vítima de uma epidemia de sarampo, uma das muitas e nefastas conseqüências da abertura de um trecho da BR-210 (1973-1976), a rodovia Perimetral Norte que cortou a porção sudeste da Terra Indígena Yanomami como parte do Plano de Integração Nacional do governo brasileiro, e que há muito foi tragado pela floresta.


FUNASA-RR anuncia para fevereiro reunião do Conselho Distrital de Saúde Yanomami    

A convocação da sexta reunião ordinária do Conselho Distrital de Saúde Yanomami e Yek’uana, pendente desde julho de 2004, foi finalmente anunciada em caráter oficial pela FUNASA-RR para 1- 3 de fevereiro 2005, no auditório da Universidade Federal de Roraima, quando serão avaliadas as atividades de atendimento em saúde no Distrito Sanitário (DSEI)-Yanomami. A pauta do encontro prevê ainda discussões sobre a composição do conselho, revisão do seu regimento interno e funcionamento dos conselhos locais de saúde.

Diante das repetidas queixas formuladas nos últimos meses em documentos de representantes de várias regiões da Terra Indígena Yanomami sobre a deterioração da qualidade do atendimento em saúde no Distrito, a CCPY considera um passo muito positivo a reabertura desse espaço de expressão institucional aos usuários indígenas do DSEI-Yanomami, recuperando um necessário e eficiente canal de comunicação entre as partes. Esta reabertura foi reivindicada repetidas vezes em 2004 pela CCPY, como atesta o seu último comunicado de 20 de dezembro que diz:

“Mais uma vez, a CCPY insiste veementemente na necessidade de os Yanomami avaliarem institucional e publicamente o desempenho do DSEI-Yanomami e, desse modo, poderem exercer seu pleno direito de controle social sobre os serviços de saúde pública administrados em seu benefício”.

(Ver:
http://www.proyanomami.org.br/v0904/index.asp?pag=noticia&id=3904).


Boletim Pró-Yanomami Nº 58 - Fechamento: 19/01/2005
Coordenação Editorial: Alcida Rita Ramos, Bruce Albert, Jô Cardoso de Oliveira
Redação: Rosane A. Garcia
Distribuição e Secretaria: Andréa Laraia Ciarlini


 

Escritórios da Comissão Pró-Yanomami__________________________

  Brasília:
SCLN 210 Bl "C" sl 209
CEP: 70862 -530 - Asa Norte / Brasília - DF
proyanomamidf@proyanomami.org.br
Tel/Fax: (55 61) - 3347 2980
Boa Vista:
Rua Presidente Costa e Silva, 116
CEP: 69306-030 - São Pedro - Boa Vista - RR
proyanomamibv@proyanomami.org.br
Tel: (55 95) 224-7068 / Fax: (55 95) 224-3441
 
Números anteriores do Boletim da Pró-Yanomami-CCPY podem ser obtidos no site www.proyanomami.org.br

 
Financiador:
 
..
 
 
Comissão Pró-Yanomami 2005 - A comissão incentiva a veiculação dos textos desde citadas as fontes.