.

Brasília,

 

 

 

 


Untitled Document

Esta seção procura seguir toda a atualidade Yanomami no Brasil e na Venezuela. Apresenta notícias produzidas pela Pró-Yanomami (CCPY) e outras ONGs, bem como notícias de imprensa. Propõe também comentários sobre eventos, publicações, exposições, filmes e websites de interesse no cenário Yanomami nacional e internacional.

Yanomami na Imprensa

Data: Novembro, 2008
Titulo: Antropólogo morre afogado
Fonte: Folha de Boa Vista

Untitled Document

Antropólogo morre afogado

O antropólogo Luiz Fernando Pereira, 33, morreu ontem vítima de afogamento ao tentar fazer a travessia do rio Repartimento, localizado na região do Ajanari, no Município de Caracaraí. O incidente ocorreu pela manhã e, no início da tarde, o corpo foi trazido de helicóptero até o Aeroporto Internacional de Boa Vista.

Luiz Fernando estava em Roraima há poucos dias e veio de São Paulo para ministrar um curso. No momento do incidente, ele estaria acompanhado de um indígena que o tirou de dentro d’água, mas ele já estava morto. O helicóptero que fez o translado de Caracaraí até Boa Vista foi fretado pela Comissão Pró-Yanomami (CCY).

Um funcionário da Funai (Fundação Nacional do Índio) que estava providenciando a liberação do cadáver do antropólogo no IML não quis falar com a imprensa. Uma fonte informou que o corpo do antropólogo seria transladado, ainda na madrugada, para São Paulo, onde morava com seus familiares.

Fernando Pereira é a quarta vítima de afogamento esta semana. Na terça-feira, houve a morte do jovem de 18 anos Leocádio Estevão, que tentava atravessar o rio Cauamé.

Ainda foram registradas duas outras vítimas, uma no Passarão, zona rural de Boa Vista, e outra no Município de Normandia.

Untitled Document
Coordenação Editorial: Bruce Albert (Assessor Antropológico CCPY) e Luis Fernando Pereira (Jornalista CCPY)

 

 

 


  Para informações adicionais favor enviar

  e-mail para o escritório central da
  Comissão Pró-Yanomami no seguinte
  endereço:
   
  proyanomamidf@proyanomami.org.br
   
 
Financiadores:
 

Comissão Pró-Yanomami 2003 - A comissão incentiva a veiculação dos textos desde citadas as fontes.