Selecione o Periodo:
De
   
Até
 

 



Clique e acesse o projeto Cartografia Yanomami
 
Clique e acesse !
 
Clique e acesse !

 

Pesquisa Geral
 

Brasília,     


.

 
 


Esta seção apresenta os projetos de campo atualmente realizados pela Pró-Yanomami (CCPY) e descreve suas atividades.

 
 



Programa Ambiental
| Notícias relacionadas

 
 

A progressiva fixação de pontos de contato permanente na Terra Indígena Yanomami durante as últimas décadas (missões religiosas, postos indigenistas e postos de saúde) induziu uma sedentarização crescente das comunidades indígenas, processo suscetível de afetar duradouramente sua qualidade de vida.

Assim, em várias regiões, as tradicionais atividades yanomami de caça, coleta e agricultura de coivara começaram a sofrer da exaustão da fauna, flora e dos solos em torno desses pólos de contato, isto em função da redução da mobilidade das comunidades indígenas (migrações e expedições de caça e coleta de longa duração).

Além disso, a invasão garimpeira dos anos 1980 e 1990 (ainda não totalmente erradicada) provocou, em várias outras áreas da Terra Indígena Yanomami, uma substancial degradação dos recursos naturais imprescindíveis a perenidade do sistema produtivo indígena.

A fim de minorar o impacto desses problemas ambientais na Terra Indígena Yanomami, a CCPY implantou, a partir de 2000, um conjunto de projetos, a saber:

PROJETO AGROFLORESTAL

Criado inicialmente em duas regiões da Terra Indígena Yanomami no Amazonas, o projeto agroflorestal da CCPY tem por objetivo contribuir para a manutenção da vida autônoma dos Yanomami através do manejo sustentável dos recursos naturais em áreas de concentração demográfica e sedentarização crescentes no seu território. Empenha-se na criação de sistemas agroflorestais com espécies nativas e exóticas selecionadas pelos Yanomami. As comunidades participam diretamente do planejamento das atividades do projeto evitando, assim, ingerências inapropriadas no seu modo de vida. Através da elaboração de um Manual agroflorestal Yanomami bilíngüe, o projeto visa à difusão desta experiência nas várias regiões da terra indígena onde será julgada relevante.

PROJETO DE RECUPERAÇÃO AMBIENTAL

A meta deste projeto é a recuperação ambiental de áreas degradadas pelas atividades ilegais de garimpagem na Terra Indígena Yanomami durante os anos 1980 e 1990. Para tanto, foi selecionada uma região exemplar por seu alto grau de deterioração ecológica (alto Mucajaí, Roraima) na qual realizou-se, em 2002 uma extensa avaliação sócio-econômica e ambiental com o apoio de vários colaboradores Yanomami. A partir deste estudo, foi iniciada a implementação de um projeto piloto de reflorestamento adaptado às necessidades produtivas das comunidades indígenas locais. A ampliação deste projeto deverá fornecer as bases de um modelo de intervenção em outras áreas da terra indígena apresentando semelhantes problemas de devastação ambiental.

PROJETO DE APICULTURA - MELIPONICULTURA

Tradicionais coletores de mais de trinta tipos de mel silvestres, os Yanomami, aos quais foram apresentadas experiências de apicultura-meliponicultura indígena, mostraram-se interessados em capacitar seus próprios especialistas. O projeto experimental implementado a partir deste interesse empenha-se na formação de um primeiro grupo de agentes agroflorestais indígena e criadores de abelhas nativas e “africanizadas”.

O mel silvestre não é apenas um apreciado recurso alimentar o tradicional para os Yanomami, pode também se constituir numa futura opção econômica, em função do preço desse produto no mercado regional. A experiência de formação de apicultores - meliponicultores Yanomami, iniciada em oito comunidades do Amazonas, deverá ser expandida para outras aldeias da terra indígena que terão interesse nessa atividade. Com este projeto, pretende-se também contribuir à preservar o patrimônio genético das abelhas-sem-ferrão nativas da Amazônia.





Coordenação Editorial: Alcida Rita Ramos, Bruce Albert, Jô Cardoso de Oliveira

  Para informações adicionais favor enviar

  e-mail para o escritório central da
  Comissão Pró-Yanomami no seguinte
  endereço:
   
  proyanomamidf@proyanomami.org.br
   
 
Financiador:
   

Comissão Pró-Yanomami 2004 - A comissão incentiva a veiculação dos textos desde citadas as fontes.