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Esta seção apresenta os projetos de campo atualmente realizados pela Pró-Yanomami (CCPY) e descreve suas atividades.

 
 



Programa de Educação

 
 

Foto: M. W. De Oliveira
Programa de Educação da CCPY
Material Didático
Jornais Yanomami



Programa de Educação |
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Iniciado em 1995, o programa de educação intercultural da CCPY atende à reivindicação dos Yanomami que vêem no processo escolar um modo de fortalecer suas línguas por meio da alfabetização, bem como de ter acesso a informações e conhecimentos exógenos hoje indispensáveis à sua autonomia sócio-política e econômica, uma vez que seu contato com o mundo exterior passou a ser crescente e irreversível.

Ao acatar o desejo dos Yanomami por uma educação social e culturalmente apropriada, o programa estabeleceu como seus principais objetivos:

  • Garantir a perenidade e o dinamismo das línguas yanomami, dotando-as de uma grafia e de um acervo de textos próprios (cartilhas escolares, jornais, livros, etc.), favorecendo sua apropriação de novos conhecimentos conforme seu sistema de conceitos e lógica cultural específicos.
  • Pôr à disposição da sociedade yanomami novos saberes, técnicas e informações que permitem a seus membros alcançar o pleno exercício da cidadania e de, assim, poder assumir, de maneira autônoma, a defesa dos seus direitos territoriais, culturais e civis, conforme as disposições da Constituição brasileira.

O programa de educação intercultural da CCPY baseia-se, assim, num princípio de “etnografia simétrica”: pretende garantir acesso aos Yanomami a um conhecimento fidedigno sobre a sociedade envolvente (nas suas versões regionais, nacionais e internacionais), e isto na sua língua e de acordo com seus próprios processos de produção do saber.

A tarefa prioritária do programa de educação da CCPY é, além da sustentação de sua rede de 35 escolas indígenas, a formação dos professores yanomami que assumirão progressivamente sua gestão autônoma. O programa realiza com este fim cursos anuais com duração de um mês e 200 horas de aulas sobre várias disciplinas básicas e específicas (história, geografia, aritmética, ciências naturais e ecologia, direitos indígenas, escrita yanomami, português, pedagogia, educação sanitária e informática). Durante o ano, o funcionamento de cada escola indígena é acompanhado por assessores especializados do quadro da CCPY, assegurando-se, assim, a continuidade da formação pedagógica dos docentes yanomami e a qualidade do ensino dispensado.

O programa de educação intercultural da CCPY visa obter o reconhecimento das escolas yanomami e de seu currículo original pelos Conselhos Estaduais de Educação de Roraima e Amazonas, de modo que, até 2010, a primeira turma de professores yanomami esteja devidamente formada e apta para exercer oficialmente o magistério, podendo, assim, integrar, com sua língua e seu patrimônio cultural específico, o quadro do sistema educativo nacional.

O programa organiza também para os professores Yanomami estágios lingüístico e cultural em outros grupos indígenas de Roraima falante do português.Esta iniciativa é desenvolvida com a colaboração da Associação dos Povos Indígenas de Roraima (APIR), do Conselho Indígena de Roraima (CIR) e da Organização dos Povos Indígenas de Roraima (OPIR). Além de favorecer o domínio oral e funcional desta língua, tais intercâmbios visam favorecer a solidariedade entre os povos indígenas de Roraima, bem como formar os docentes yanomami a atividades de pesquisa histórica, social e cultural como meio autônomo de adquirir conhecimentos.

Enfim, o programa dispensa aos professores yanomami uma formação em informática que lhe permita produzir de maneira independente - pelo meio de computadores instalados no postos próximos de suas aldeias - o material didático necessário a suas atividades pedagógicas.
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Material Didático..

Desde 1996 o programa de educação da CCPY tem desenvolvido a produção de material didático ressaltando o valor social da escrita das línguas Yanomami (Yanomae, Yanomami, Sanöma e Ninam) enquanto novo meio de comunicação e formação.

 

  



Jornais Yanomami ..

No quadro do programa de educação da CCPY os jovens professores yanomami em formação desenvolveram desde 1997 a produção de jornais na sua língua. Estes jornais tornaram-se um importante meio de comunicação e informação entre as aldeias de uma mesma região ou entre diferentes regiões da Terra Indígena Yanomami.

Imagens ilustrativas dos Jornais

Para acessar os jornais, explore na seção DOCUMENTOS, Jornais Yanomami.




Coordenação Editorial: Alcida Rita Ramos, Bruce Albert, Jô Cardoso de Oliveira

  Para informações adicionais favor enviar

  e-mail para o escritório central da
  Comissão Pró-Yanomami no seguinte
  endereço:
   
  proyanomamidf@proyanomami.org.br
   
 
Financiador:
   

Comissão Pró-Yanomami 2004 - A comissão incentiva a veiculação dos textos desde citadas as fontes.