Selecione o Periodo:
De
   
Até
 

 



Clique e acesse o projeto Cartografia Yanomami
 
Clique e acesse !
 
Clique e acesse !

 

Pesquisa Geral
 

Brasília,     


.  

 

 

 


Untitled Document

Esta seção procura seguir toda a atualidade Yanomami no Brasil e na Venezuela. Apresenta notícias produzidas pela Pró-Yanomami (CCPY) e outras ONGs, bem como notícias de imprensa. Propõe também comentários sobre eventos, publicações, exposições, filmes e websites de interesse no cenário Yanomami nacional e internacional.

Notícias CCPY Urgente

Data: 10 - Outubro - 2000
Titulo: Massacre de Haximu : Ex-Procurador Geral da República vai defender povo Yanomami junto a TRF
Fonte: CCPY - Comissão Pró-Yanomami, Boletim 7

O ex-Procurador Geral da República, Dr. Aristídes Junqueira, defenderá o interesse do povo Yanomami junto ao TRF-1ª Região, que deverá reexaminar o caso. O STJ-5ª Turma decidiu, no início de setembro, que o Massacre de Haximu se configura como um caso de genocídio e como tal cabe à Justiça Federal julgá-lo, não sendo aceita a argumentação da defesa dos réus segundo a qual o caso deveria ser julgado por um tribunal de júri. Esta decisão, primeira no país, criou jurisprudência para casos de genocídio. As outras apelações da defesa dos genocídas, a serem julgadas pelo TRF, tratam da redução de suas penas.

O Dr. Aristídes Junqueira esteve na região logo depois do massacre, quando ocupava o cargo de Procurador Geral da República, e aceitou a solicitação da CCPY para defender o interesse do povo Yanomami neste caso. Num gesto altamente louvável, o Dr. Junqueira prestará esse serviço aos Yanomami sem cobrar honorários.

Untitled Document
Coordenação Editorial: Bruce Albert (Assessor Antropológico CCPY) e Luis Fernando Pereira (Jornalista CCPY)


 

 

 


  Para informações adicionais favor enviar

  e-mail para o escritório central da
  Comissão Pró-Yanomami no seguinte
  endereço:
   
  proyanomamibv@proyanomami.org.br
   

Comissão Pró-Yanomami © 2007
A comissão incentiva a veiculação dos textos desde citadas as fontes.