Selecione o Periodo:
De
   
Até
 

 



Clique e acesse o projeto Cartografia Yanomami
 
Clique e acesse !
 
Clique e acesse !

 

Pesquisa Geral
 

Brasília,     


.  

 

 

 


Untitled Document

Esta seção procura seguir toda a atualidade Yanomami no Brasil e na Venezuela. Apresenta notícias produzidas pela Pró-Yanomami (CCPY) e outras ONGs, bem como notícias de imprensa. Propõe também comentários sobre eventos, publicações, exposições, filmes e websites de interesse no cenário Yanomami nacional e internacional.

Notícias CCPY Urgente

Data: 6 - Agosto - 2002
Titulo: Yanomami quer reconhecimento de suas escolas
Fonte: CCPY – Comissão Pró-Yanomami, Boletim nº 29

Professores reivindicam aos Conselhos Estaduais de Educação Indígena do Amazonas e de Roraima o reconhecimento das escolas indígenas em funcionamento na Terra Yanomami

O grupo de 76 professores Yanomami, participante do curso de Economia e Ecologia, elaborou documento reivindicando junto às Secretarias de Educação e aos Conselhos Estaduais de Educação Indígena do Amazonas e de Roraima o reconhecimento das escolas existentes na Terra Yanomami e do trabalho que realizam. A carta foi elaborada no encerramento do curso para formação de professores, realizado na Aldeia Ajuricaba, município de Barcelos (AM).

No documento, líderes e professores indígenas informam que nas escolas yanomami, além da alfabetização na língua indígena, é ensinada aos alunos a história tradicional do seu povo em defesa da sua terra. Os estudantes indígenas têm também aulas de disciplinas da escola tradicional, como história e geografia do Brasil, matemática, português, ecologia e saúde.

No entanto, esse trabalho pedagógico yanomami ainda necessita de reconhecimento oficial por parte das Secretarias Estaduais de Educação e nem dos Conselhos Estaduais de Educação Indígena do Amazonas e de Roraima. O reconhecimento das instituições de ensino indígenas, por meio de decreto, é fundamental para que ela possam receber materiais didáticos e os professores serem remunerados pelo trabalho que realizam.

A seguir, a íntegra da carta elaborada pelos líderes e professores yanomami.

“Nós lideranças juntamente com os professores indígenas das escolas yanomami estivemos reunidos no Curso Economia e Ecologia para Formação de Professores Yanomami.

Por isso nós queremos dizer sobre o trabalho nas escolas Yanomami, na nossa Terra Indígena tem: escolas e professores atendendo alunos.

Nós professores ensinamos nossa língua Yanomami, por isso nós estamos participando do curso de formação dos professores. Nas nossas escolas nós ensinamos a nossa língua Yanomami, nossa História para defender nossa floresta, nossa Terra, nossos rios, nossa cultura. Nós também ensinamos o que aprendemos com os brancos, ensinamos Matemática, Português, Geografia, Ecologia, Saúde, História, também para defender nossa Terra.

Por isso nós estamos escrevendo esse documento para mostrar o trabalho nas nossas escolas. A comunidade também participa das escolas. Os pata thë pë (os velhos) ensinam os professores, as crianças e os jovens. Nós professores Yanomami escrevemos no Diário de Classe o que ensinamos para os nossos alunos. Nós professores Yanomami trabalhamos muito bem, por isso nós queremos o reconhecimento das nossas escolas pela Secretaria de Educação dos Estados de Roraima e Amazonas. Queremos que estas duas Secretarias Estaduais de Educação façam o decreto de criação de nossas escolas, parra podermos receber materiais escolares: cadernos, lápis, borrachas, canetas, lousas, giz, cartolinas, lápis de cor, hidrocor, e também recebermos salários para os professores Yanomami. Junto com esta carta estamos enviando um documento com maiores explicações sobre o nosso trabalho nas escolas Yanomami. Sim, a escrita acabou.

Atenciosamente

Lideranças e professores Yanomami.”

Untitled Document
Coordenação Editorial: Bruce Albert (Assessor Antropológico CCPY) e Luis Fernando Pereira (Jornalista CCPY)


 

 

 


  Para informações adicionais favor enviar

  e-mail para o escritório central da
  Comissão Pró-Yanomami no seguinte
  endereço:
   
  proyanomamibv@proyanomami.org.br
   

Comissão Pró-Yanomami © 2007
A comissão incentiva a veiculação dos textos desde citadas as fontes.