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Notícias CCPY Urgente
Data: 26 - Fevereiro - 2001
Titulo: CCPY prepara estratégia para recuperar domínio Yanomami.com
Fonte:
CCPY - Comissão Pró-Yanomami, Boletim 10
O caso
da apropriação do título Yanomami.com na Internet por uma empresa
norte-americana sediada na Flórida, EUA, que foi noticiado no boletim nº 7,
teve repercussão no Brasil e no exterior. A TV Globonews veiculou reportagem
sobre o assunto e gerou matéria no jornal Miami Herald e na CNN International,
no final do ano passado. Mercedes Méier, diretora da empresa proprietária do
título, teve de dar explicações à imprensa norte-americana.
Após as
entrevistas concedidas, ela alterou o site Yanomami.com, apresentando
justificativas na primeira tela, dizendo-se ambientalista preocupada com o
destino da floresta amazônica. Ela também afirma no texto de abertura do site www.yanomami.com
que o objetivo do registro e da venda do título por US$ 25.000 (vinte e cinco
mil dólares) é produzir um filme sobre o massacre de Haximu, ocorrido em 1993,
quando 16 Yanomami foram brutalmente
assassinados por garimpeiros. Os US$ 25 mil iriam financiar a gravação
de um pré-roteiro a ser apresentado à indústria cinematográfica em Hollywood.
Ainda no texto de abertura, ela demonstra preocupação com o fato de a CCPY
estar querendo introduzir os Yanomami à Internet.
Segundo Alcida
Ramos, presidente da Comissão Pró-Yanomami , a estratégia que está sendo
utilizada pela entidade para recuperar o título Yanomami.com é a de processar a
empresa norte-americana junto ao Centro de Arbitragem da Organização Mundial de
Propriedade Intelectual-OMPI, sediada em Genebra (Suíça) – órgão ligado à ONU
-, como também no respectivo tribunal nos EUA. A Comissão Pró-Yanomami está
otimista em relação ao resultado. Desde a criação desse organismo
internacional, em dezembro/99, 1.300 casos foram analisados e em 80% deles o
direito de uso da marca notória foi devolvido ao seu legítimo dono.
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Coordenação Editorial:
Bruce Albert (Assessor Antropológico CCPY) e Luis Fernando Pereira (Jornalista CCPY)
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