Selecione o Periodo:
De
   
Até
 

 



Clique e acesse o projeto Cartografia Yanomami
 
Clique e acesse !
 
Clique e acesse !

 

Pesquisa Geral
 

Brasília,     


.  

 

 

 


Untitled Document

Esta seção procura seguir toda a atualidade Yanomami no Brasil e na Venezuela. Apresenta notícias produzidas pela Pró-Yanomami (CCPY) e outras ONGs, bem como notícias de imprensa. Propõe também comentários sobre eventos, publicações, exposições, filmes e websites de interesse no cenário Yanomami nacional e internacional.

Notícias CCPY Urgente

Data: 27 - Março - 2001
Titulo: Quebra de ética em pesquisa norte-americana gera debates e pode levar o povo Yanomami a processar o Estado norte- americano
Fonte: CCPY - Comissão Pró-Yanomami, Boletim 11

A antropóloga e presidente da Comissão Pró-Yanomami (CCPY), Alcida Rita Ramos, participou como principal palestrante do fórum "Ciência, Ética e Poder", promovido pelo programa de Doutorado em Antropologia e História da Universidade de Michigan (EUA), no dia 9 de março de 2001. O fórum discutiu a repercussão das matérias publicadas pela imprensa internacional, norte-americana e brasileira sobre a pesquisa realizada pelo geneticista e pesquisador daquela universidade, James Neel, junto ao povo Yanomami, nas décadas de 60 e 70. Essa pesquisa foi financiada pela Agência de Energia Nuclear dos Estados Unidos (AEC).

As matérias denunciaram o comportamento anti-ético do geneticista, falecido no ano passado. Com seus colaboradores, entre os quais o antropólogo Napoleon Chagnon, Neel coletou milhares de amostras de sangue Yanomami no Brasil e na Venezuela, trocando-os por mercadorias, sem o consentimento devidamente informado dos próprios Yanomami. Essas amostras de sangue estão hoje nos laboratórios das universidades da Pensilvânia e Michigan, sendo utilizadas para novas pesquisas pelo Human Diversity Genome Project (HGDP), abrindo assim possibilidades para patenteamentos futuros de material genetico Yanomami.

As pesquisas do geneticista James Neel poderão ser objeto de processo judicial, a ser movido pelo povo Yanomami contra o Estado norte-americano (a AEC foi absorvida pelo Departamento de Energia americano). Os Yanomami poderiam assim solicitar reparação de danos causados pela coleta de amostras de sangue sem consentimento informado e impedir o uso de seu DNA sem acordo prévio pelo HGDP.

Estas informações foram prestadas pelo antropólogo Bruce Albert, membro do Conselho Diretor da Comissão Pró-Yanomami, durante mesa redonda via Internet organizada e promovida pelo antropólogo Robert Borofsky, da Universidade do Havaí. Os debates, que estão em curso, contam com a participação de seis antropólogos de diferentes países. Seus textos serão divulgados ao público, a partir da terceira rodada da mesa redonda, em um site a ser aberto na internet no próximo mês de junho. (CCPY, 29/03/01)

Untitled Document
Coordenação Editorial: Bruce Albert (Assessor Antropológico CCPY) e Luis Fernando Pereira (Jornalista CCPY)


 

 

 


  Para informações adicionais favor enviar

  e-mail para o escritório central da
  Comissão Pró-Yanomami no seguinte
  endereço:
   
  proyanomamibv@proyanomami.org.br
   

Comissão Pró-Yanomami © 2007
A comissão incentiva a veiculação dos textos desde citadas as fontes.