Selecione o Periodo:
De
   
Até
 

 



Clique e acesse o projeto Cartografia Yanomami
 
Clique e acesse !
 
Clique e acesse !

 

Pesquisa Geral
 

Brasília,     


.  

 

 

 


Untitled Document

Esta seção procura seguir toda a atualidade Yanomami no Brasil e na Venezuela. Apresenta notícias produzidas pela Pró-Yanomami (CCPY) e outras ONGs, bem como notícias de imprensa. Propõe também comentários sobre eventos, publicações, exposições, filmes e websites de interesse no cenário Yanomami nacional e internacional.

Notícias CCPY Urgente

Data: 27 - Março - 2001
Titulo: Press Release – As Declarações do Ministro G. Quintão sobre a TI Yanomami são refutadas
Fonte: CCPY - Comissão Pró-Yanomami, Boletim 11

A Comissão Pró-Yanomami (CCPY) expressa sua profunda apreensão e perplexidade ante as declarações do Ministro da Defesa, Geraldo Quintão, que classificou como "um erro" a demarcação da Terra Indígena Yanomami e que a mesma deve ser revista. Como organização que há 23 anos se dedica à defesa dos direitos territoriais e humanos dos Yanomami vê-se na constrangedora posição de fornecer ao Excelentíssimo Ministro certas informações importantes que já são de domínio público, mas que, por estranho que pareça, o Ministro aparentemente desconhece. Em primeiro lugar, a demarcação da Terra Indígena Yanomami é o produto, não de um erro cometido por um ato isolado e inconseqüente, mas de um meticuloso processo de estudos e negociações que durou mais de 13 anos. Em segundo lugar, representou um esforço conjunto do Estado brasileiro, através do Congresso Nacional, da Fundação Nacional do Índio, do Ministério Público, entre outros, e de profissionais altamente qualificados, membros da sociedade civil. Em terceiro lugar, a demarcação da Terra Indígena Yanomami tem tido o reconhecimento pleno de figuras públicas de reputação irretocável, como o ex-Senador, ex-Ministro da Justiça e Coronel da Reserva, Jarbas Passarinho e do falecido ex-Senador Severo Gomes e do Estado brasileiro em sua atual administração. Comprovam esse reconhecimento diversas manifestações positivas, dentre as quais, a concessão do Prêmio de Direitos Humanos à Comissão Pró-Yanomami (CCPY) outorgado em 1997 pelo Presidente da República Fernando Henrique Cardoso e, dois anos mais tarde, a condecoração de Davi Kopenawa Yanomami com a Comenda da Ordem do Rio Branco pelo Ministério das Relações Exteriores.

Portanto, insinuar, como faz o Ministro Quintão, que a demarcação da Terra Indígena Yanomami foi produto de "um erro" é questionar a legitimidade dos poderes constituídos e, portanto, demonstrar uma lamentável falta de afinação com o governo, com a realidade multiétnica do país, com a sociedade nacional e com a comunidade internacional.

Untitled Document
Coordenação Editorial: Bruce Albert (Assessor Antropológico CCPY) e Luis Fernando Pereira (Jornalista CCPY)


 

 

 


  Para informações adicionais favor enviar

  e-mail para o escritório central da
  Comissão Pró-Yanomami no seguinte
  endereço:
   
  proyanomamibv@proyanomami.org.br
   

Comissão Pró-Yanomami © 2007
A comissão incentiva a veiculação dos textos desde citadas as fontes.