Selecione o Periodo:
De
   
Até
 

 



Clique e acesse o projeto Cartografia Yanomami
 
Clique e acesse !
 
Clique e acesse !

 

Pesquisa Geral
 

Brasília,     


.  

 

 

 


Untitled Document

Esta seção procura seguir toda a atualidade Yanomami no Brasil e na Venezuela. Apresenta notícias produzidas pela Pró-Yanomami (CCPY) e outras ONGs, bem como notícias de imprensa. Propõe também comentários sobre eventos, publicações, exposições, filmes e websites de interesse no cenário Yanomami nacional e internacional.

Notícias CCPY Urgente

Data: 9 - Maio - 2001
Titulo: DSEI Yanomami se prepara para a 3a Conferência Nacional de Saúde Indígena
Fonte: CCPY - Comissão Pró-Yanomami, Boletim 13

Programado para a próxima semana, encontro nacional avaliará os 21 meses de funcionamento dos distritos sanitários especiais indígenas

Representantes indígenas e das entidades que operam no Distrito Sanitário Especial Indígena Yanomami (DSEI Yanomami) se preparam para participar da 3ª Conferência Nacional de Saúde Indígena, programada para ocorrer entre 14 e 18 de maio próximo, em Luziânia (GO). Organizada pela Fundação Nacional de Saúde (Funasa, órgão do Ministério da Saúde), esta será a primeira conferência nacional realizada após a implantação do modelo de distritos sanitários especiais indígenas (DSEI), instituído em território nacional a partir de agosto de 1999. Por isso, o encontro terá como finalidade principal avaliar os resultados desses 21 meses de funcionamento e propor soluções para os problemas identificados nos 34 distritos existentes hoje.

Para tanto, os debates tomarão como referência os documentos extraídos das chamadas conferências distritais – encontros regionais, realizados em cada DSEI, nos quais representantes das comunidades indígenas e das várias instituições conveniadas à Funasa discutiram o funcionamento do sistema. Nesses encontros, ocorridos nas últimas semanas, cada DSEI escolheu uma delegação, integrada por representantes dos povos indígenas e das instituições governamentais e não-governamentais conveniadas, para representá-lo na 3ª Conferência Nacional. De acordo com informações da Funasa, a expectativa é que mil pessoas, entre índios, profissionais de saúde e representantes de governos e de ONGs, participem das atividades programadas.

Os resultados dos cinco dias de trabalho desse encontro nacional serão reunidos em um relatório, que será entregue pela Comissão Intersetorial de Saúde Indígena (CISI) ao Conselho Nacional de Saúde (CNS). Segundo informações da Funasa, esse documento será analisado e compatibilizado com uma proposta preliminar, aprovada pelo CNS, para instituir uma Política Nacional de Atenção à Saúde dos Povos Indígenas, ou seja, as propostas levadas a Luziânia pelas delegações dos 34 DSEIs deverão influir na definição de uma política nacional de saúde para povos indígenas.

Conferência distrital em Boa Vista

O encontro preparatório do DSEI Yanomami para a 3ª Conferência Nacional de Saúde Indígena foi realizado em Boa Vista (RR), entre os dias 17 e 20 de abril, organizado pela Coordenação Regional de Roraima da Funasa. Como noticiamos no Boletim Yanomami nº 12, o encontro, chamado 1ª Conferência de Saúde do DSEI Yanomami, reuniu 59 delegados de conselhos locais que, juntamente com representantes das instituições que integram este distrito sanitário, avaliaram os resultados e o andamento dos trabalhos executados desde sua implantação. Os debates foram realizados em grupos de trabalho e sessões plenárias nas quais os usuários, prestadores de serviço, trabalhadores, gestores e convidados puderam expressar suas opiniões e sugestões para o aperfeiçoamento do sistema.

As sugestões apresentadas foram organizadas em quatro grupos: propostas para melhorar a organização dos serviços prestados, propostas para efetivar o controle social do sistema, propostas para aprimorar os recursos humanos envolvidos no atendimento aos índios e propostas para solucionar questões econômicas e relacionadas ao desenvolvimento das comunidades (leia o relatório completo da conferência do DSEI Yanomami em anexo).

Durante o encontro, os participantes da 1ª Conferência de Saúde do DSEI Yanomami selecionaram os delegados a serem enviados à 3ª Conferência Nacional de Saúde Indígena. A escolha seguiu critério estabelecido no regimento da conferência distrital, segundo o qual os designados deveriam ter presença registrada em, pelo menos, 85% das atividades do encontro. Cumprida esta exigência, os nomes dos escolhidos foram aprovados em sessão plenária.

Além dos 10 delegados indígenas, foram designados três intérpretes, oito prestadores de serviço das instituições envolvidas no DSEI Yanomami - Diocese de Roraima, Funasa, Funai, Médicos do Mundo (MDM), Serviço de Cooperação com o Povo Yanomami (Secoya), Instituto de Desenvolvimento Sanitário em Meio Tropical (IDS), Inspetoria Salesiana Missionária da Amazônia (ISMA) e Meva -, quatro profissionais de saúde do DSEI Yanomami (dois da Funasa, um do IDS e um da Urihi) e Carlo Zacquini, membro da Comissão Pró-Yanomamo, como representante das entidades de apoio aos movimentos indígenas de Roraima.

Untitled Document
Coordenação Editorial: Bruce Albert (Assessor Antropológico CCPY) e Luis Fernando Pereira (Jornalista CCPY)


 

 

 


  Para informações adicionais favor enviar

  e-mail para o escritório central da
  Comissão Pró-Yanomami no seguinte
  endereço:
   
  proyanomamibv@proyanomami.org.br
   

Comissão Pró-Yanomami © 2007
A comissão incentiva a veiculação dos textos desde citadas as fontes.