Selecione o Periodo:
De
   
Até
 

 



Clique e acesse o projeto Cartografia Yanomami
 
Clique e acesse !
 
Clique e acesse !

 

Pesquisa Geral
 

Brasília,     


.  

 

 

 


Untitled Document

Esta seção procura seguir toda a atualidade Yanomami no Brasil e na Venezuela. Apresenta notícias produzidas pela Pró-Yanomami (CCPY) e outras ONGs, bem como notícias de imprensa. Propõe também comentários sobre eventos, publicações, exposições, filmes e websites de interesse no cenário Yanomami nacional e internacional.

Notícias CCPY Urgente

Data: 6 - Junho - 2001
Titulo: FPE “verde” aprovado na Comissão de Assuntos Sociais do Senado
Fonte: CCPY - Comissão Pró-Yanomami, Boletim 15

Se sancionado, Fundo de participação dos Estados aumentará repasse para unidades da federação que contenham unidades de conservação e terras indígenas

A Comissão de Assuntos Sociais do Senado aprovou por unanimidade, no último dia 30 de maio, projeto de lei da senadora acreana Marina Silva (PT) que destina 2% do Fundo de Participação dos Estados (FPE) para serem redistribuídos às unidades da federação de acordo com a incidência de áreas protegidas – unidades de conservação e terras indígenas – em seus territórios. Segundo a assessoria da senadora do PT, a aprovação obteve o apoio do senador Romero Jucá (PSDB-RR) e recebeu emendas dos senadores Juvêncio da Fonseca (PFL-MS), relator do projeto, e Tião Viana (PT-AC).

Se aprovado, o chamado “FPE Verde” beneficiará os estados da Amazônia, especialmente aqueles que detêm altos percentuais de áreas protegidas, como é o caso de Roraima e do Amazonas, onde está a Terra Indígena Yanomami. Segundo levantamento do Instituto Socioambiental, em Roraima a soma das áreas protegidas totaliza 51,23% do estado, enquanto no Amazonas, esse percentual é de 34,29%. Pelo projeto, os recursos derivados do FPE Verde devem ser investidos em programas de desenvolvimento sustentável.

Uma estimativa preliminar, feita pela assessoria da senadora Marina Silva, afirma que o FPE Verde poderá elevar o repasse anual para cada estado amazônico em R$ 18 milhões em média. Se for sancionado ainda este ano, os repasses poderão ser iniciados já em 2002. O projeto de lei será apreciado ainda pela Comissão de Assuntos Econômicos e pelo plenário do Senado antes de seguir para a Câmara dos Deputados.

Untitled Document
Coordenação Editorial: Bruce Albert (Assessor Antropológico CCPY) e Luis Fernando Pereira (Jornalista CCPY)


 

 

 


  Para informações adicionais favor enviar

  e-mail para o escritório central da
  Comissão Pró-Yanomami no seguinte
  endereço:
   
  proyanomamibv@proyanomami.org.br
   

Comissão Pró-Yanomami © 2007
A comissão incentiva a veiculação dos textos desde citadas as fontes.