Selecione o Periodo:
De
   
Até
 

 



Clique e acesse o projeto Cartografia Yanomami
 
Clique e acesse !
 
Clique e acesse !

 

Pesquisa Geral
 

Brasília,     


.  

 

 

 


Untitled Document

Esta seção procura seguir toda a atualidade Yanomami no Brasil e na Venezuela. Apresenta notícias produzidas pela Pró-Yanomami (CCPY) e outras ONGs, bem como notícias de imprensa. Propõe também comentários sobre eventos, publicações, exposições, filmes e websites de interesse no cenário Yanomami nacional e internacional.

Notícias CCPY Urgente

Data: 6 - Junho - 2001
Titulo: FUNASA registra epidemia de malária no Padauari (AM)
Fonte: CCPY - Comissão Pró-Yanomami, Boletim 15

Vice-coordenador do órgão em Manaus afirma que problema decorreu de atraso na implementação do trabalho de vigilância epidemiológica na região no início do ano

Uma epidemia de malária entre os Yanomami que habitam a região do rio Padauiri, no município de Santa Isabel do Rio Negro (AM), está preocupando a Fundação Nacional de Saúde (Funasa). Segundo informações do órgão federal repassadas ao jornal A Crítica, de Manaus, na última semana de maio, 463 índios yanomami contraíram a doença entre janeiro e março deste ano. Entretanto, nenhum óbito foi registrado em decorrência da epidemia, disse ao jornal o coordenador regional da Funasa, doutor Evandro Melo.

Ouvido pelo Boletim Yanomami, o coordenador-substituto da Funasa em Manaus, doutor Emanuel Oliveira Figueiredo, disse que a epidemia no Padauari decorreu de um atraso na operacionalização do trabalho de vigilância epidemiólogica de controle da malária. Esse atraso, segundo Oliveira Figueiredo, foi conseqüência, sobretudo, da mudança de comando na prefeitura de Santa Isabel do Rio Negro que, juntamente com a Gerência Estadual de Endemias do governo do Amazonas e com entidades da sociedade civil, presta atendimento no Padauari no âmbito do Distrito Sanitário Especial Indígena Yanomami. Houve atraso ainda no início das operações em área do Instituto Brasileiro de Desenvolvimento Sanitário em Meio Tropical (IBDS) - uma das não-governamentais que, em convênio com a Funasa, atendem a região -, que só iniciou suas atividades de atendimento no dia 21 de março, segundo informou Ivana Moraes do Carmo, uma das coordenadoras da entidade.

Apesar de admitir que “a malária continua fora de controle”, o doutor Evandro Melo disse ao jornal A Crítica que o número de contaminados deste ano apresenta uma redução em relação ao mesmo período do ano 2000, quando 755 casos de malária entre os Yanomami haviam sido registrados na região. O vice-coordenador da Funasa, Oliveira Figueiredo, informou ao Boletim Yanomami que uma reunião com os setores governamentais e não-governamentais que atendem a região, ocorrida em maio, resultou na contratação, por parte do governo do Amazonas, de agentes que intensificarão o trabalho de vigilância no Padauari.

Untitled Document
Coordenação Editorial: Bruce Albert (Assessor Antropológico CCPY) e Luis Fernando Pereira (Jornalista CCPY)


 

 

 


  Para informações adicionais favor enviar

  e-mail para o escritório central da
  Comissão Pró-Yanomami no seguinte
  endereço:
   
  proyanomamibv@proyanomami.org.br
   

Comissão Pró-Yanomami © 2007
A comissão incentiva a veiculação dos textos desde citadas as fontes.