Selecione o Periodo:
De
   
Até
 

 



Clique e acesse o projeto Cartografia Yanomami
 
Clique e acesse !
 
Clique e acesse !

 

Pesquisa Geral
 

Brasília,     


.  

 

 

 


Untitled Document

Esta seção procura seguir toda a atualidade Yanomami no Brasil e na Venezuela. Apresenta notícias produzidas pela Pró-Yanomami (CCPY) e outras ONGs, bem como notícias de imprensa. Propõe também comentários sobre eventos, publicações, exposições, filmes e websites de interesse no cenário Yanomami nacional e internacional.

Notícias CCPY Urgente

Data: 27 - Novembro - 2002
Titulo: Proposta de Emenda Constitucional do Senador Mozarildo Cavalcanti chega à quinta e última sessão de discussão em primeiro turno.
Fonte: CCPY – Comissão Pró-Yanomami, Boletim nº 32

A proposta de emenda constitucional (PEC) de autoria do senador Mozarildo Cavalcanti (PFL-RR), que pretende limitar a 50% da superfície de cada estado da Federação as áreas destinadas a povos indígenas e unidades de conservação, está prevista para ser votada em primeiro turno no próximo dia 12 de dezembro.

Em tramitação no Senado Federal desde 1999, essa proposta já passou por quatro sessões deliberativas ordinárias na Ordem do Dia do Senado, foi submetida a pedido de vistas e, se aprovada nesse primeiro turno, deverá ser votada em segundo turno depois de transcorridos cinco dias úteis. Para maiores detalhes sobre a tramitação da proposta, ver Boletim Yanomami 30.

Como noticiamos nesse Boletim, a proposta do senador roraimense representa um enorme risco para a integridade das terras e, por conseguinte, do modo de vida dos povos indígenas no país, incluindo aquelas, como a Terra Indígena Yanomami, que já estão legalmente demarcadas, homologadas e registradas em cartório. Além disso, essa proposta obrigaria qualquer decisão do executivo sobre a matéria a ter a aprovação do Senado.

Untitled Document
Coordenação Editorial: Bruce Albert (Assessor Antropológico CCPY) e Luis Fernando Pereira (Jornalista CCPY)


 

 

 


  Para informações adicionais favor enviar

  e-mail para o escritório central da
  Comissão Pró-Yanomami no seguinte
  endereço:
   
  proyanomamibv@proyanomami.org.br
   

Comissão Pró-Yanomami © 2007
A comissão incentiva a veiculação dos textos desde citadas as fontes.