Selecione o Periodo:
De
   
Até
 

 



Clique e acesse o projeto Cartografia Yanomami
 
Clique e acesse !
 
Clique e acesse !

 

Pesquisa Geral
 

Brasília,     


.  

 

 

 


Untitled Document

Esta seção procura seguir toda a atualidade Yanomami no Brasil e na Venezuela. Apresenta notícias produzidas pela Pró-Yanomami (CCPY) e outras ONGs, bem como notícias de imprensa. Propõe também comentários sobre eventos, publicações, exposições, filmes e websites de interesse no cenário Yanomami nacional e internacional.

Yanomami na Imprensa

Data: 5 - Dezembro - 2002
Titulo: Entidades discutem plano de ação conjunta para 2003
Fonte: Folha de Boa Vista

Os profissionais de saúde que atuam na área Ianomami, participam até amanhã, no Hotel Uiramutã, da Oficina de Trabalho sobre DST (Doença Sexualmente Transmissível)/Aids no Distrito Sanitário Ianomami.

O evento começou ontem, com a apresentação das Diretrizes nacionais, apresentada pela representante do Programa Nacional DTS/Aids, Vera Lopes, e ainda as palestras sobre o fluxo de informação e vigilância epidemiológica. Durante a tarde, cada instituição que atua na área Ianomami, como a Urihi, Diocese de Roraima, Instituto Brasileiro de Desenvolvimento Sanitário, Serviço de Cooperação com o Povo Ianomami, Missão Novas Tribos do Brasil, Missão Evangélica da Amazônia, Médicos do Mundo e Funasa, tiveram 15 minutos para apresentarem seus trabalhos.

Na programação de hoje, serão apresentados relatórios da oficina de 1988 e 2001 e ainda haverá discussão com o representante da Funasa, José Faustino. Também está prevista a palestra sobre o “Levantamento da situação atual de capacitação de profissionais e os avanços nos últimos anos”.

A palestrante, Aldacy Xavier, representante da Funasa, disse que a capacitação de recursos humanos, tratamentos e maiores informações para quem trabalha com essa comunidade indígena, quanto às DSTs e Aids tiveram avanço nos últimos dois anos.

Segundo ela, não há conhecimento de casos de Aids entre os índios, e quanto as DSTs, foram registrados alguns casos. ”Não sei dizer quais casos são estes, mas posso dizer que as doenças mais comuns ainda entre os Ianomami são: diarréia e tuberculose”.

Em discussão hoje também, segundo Aldacy, estará o tema: “padronização de condutas de diagnóstico e tratamento”. Amanhã, último dia do evento, será elaborado um plano de ação conjunta para 2003 com os seguintes objetivos: Abordagem Sindrômica, Educação em Saúde, capacitação de profissionais envolvidos com a saúde e educação nas comunidades.

Untitled Document
Coordenação Editorial: Bruce Albert (Assessor Antropológico CCPY) e Luis Fernando Pereira (Jornalista CCPY)


 

 

 


  Para informações adicionais favor enviar

  e-mail para o escritório central da
  Comissão Pró-Yanomami no seguinte
  endereço:
   
  proyanomamibv@proyanomami.org.br
   

Comissão Pró-Yanomami © 2007
A comissão incentiva a veiculação dos textos desde citadas as fontes.