Selecione o Periodo:
De
   
Até
 

 



Clique e acesse o projeto Cartografia Yanomami
 
Clique e acesse !
 
Clique e acesse !

 

Pesquisa Geral
 

Brasília,     


.  

 

 

 


Untitled Document

Esta seção procura seguir toda a atualidade Yanomami no Brasil e na Venezuela. Apresenta notícias produzidas pela Pró-Yanomami (CCPY) e outras ONGs, bem como notícias de imprensa. Propõe também comentários sobre eventos, publicações, exposições, filmes e websites de interesse no cenário Yanomami nacional e internacional.

Yanomami na Imprensa

Data: 17 - Dezembro - 2002
Titulo: Indígenas ameaçam invadir Catedral Cristo Redentor
Fonte: Brasil Norte

Líder indígena alerta que a invasão é para frear as Ong’s e a igreja católica que começaram criar tumultos em vários pontos do Estado.

O presidente da - Associação Regional Indígena dos Rios Kinô, Cotingo e Monte Roraima (Arikon), Gilberto Macuxi, alertou que os conflitos na região Raposa Serra do Sol, vão recomeçar, bem como em outros pontos do Estado, como o que já está acontecendo na região de São Marcos, município de Pacaraima porque, segundo ele, o Conselho Indígena de Roraima (CIR), e a Igreja Católica, com o apoio de Ong’s internacionais, vão fazer pressão e terrorismo, como o que vem ocorrendo em Pacaraima, antes que o novo Presidente da República assuma, como forma de pressionar para homologar a área Raposa Serra do Sol.

Ele, que representa a Arikon, junto com os representantes das organizações indígenas Aliança de Integração para o Desenvolvimento das Comunidades Indígenas de Roraima (Alidicir) e da Sociedade de Defesa dos Índios Unidos de Roraima (Sodiur) vão se reunir na sexta-feira, em Boa Vista, na sede da Sodiur, para definir como será a mobilização de alerta as autoridades em Boa Vista e Brasília, que a partir de agora começam novamente os conflitos.

Gilberto Macuxi alertou ainda que os indígenas ligados ao CIR estão preparando um novo protesto, a exemplo do que fizeram em Pacaraima, na entrada para o Surumú, na BR-174.

Preparando o ataque

Segundo ele, os indígenas estão se reunindo num grande malocão, ao lado do posto da Funai, construído em Surumú, com dinheiro de Ong’s, para definir como será a retirada dos não índios que moram na região de São Marcos, bem como planejando quando será colocado a barreira proibindo as pessoas de subir para Pacaraima.

Gilberto Macuxi diz que sabe exatamente como os indígenas ligados ao CIR atuam, porque tem experiência com eles, de mais de 30 anos. “Eles vão querer pegar carona na crise na Venezuela, e criar tumulto do lado de cá, para poder aparecer na mídia internacional, como vítimas do povo brasileiro, como sempre fazem”, avisa.

O líder indígena revelou ainda que na semana passada, indígenas ligados ao Conselho, estiverem reunidos com índios Pemom, da Venezuela, para planejar a derrubada de torres de energia na Venezuela, bem como no lado brasileiro. “ essa ligação dos Pemom com o pessoal do CIR e perigosa, eles estão querendo aparecer na mídia internacional, e conseguir apoio de mais Ongs, alertou Gilberto.

Ele deixa claro que a invasão a Catedral, embora não revele dia nem hora que vai acontecer, não é nenhuma ameaça, e apenas fazendo valer o velho ditado que diz “ olho por olho, dente por dente”. “A igreja não está mais uma vez semeando a discórdia entre os nossos irmãos?, então vamos retirar os semeadores de discórdia daqui, religiosos e estrangeiros, que usando da desculpa de catequizar, estão cada dia criando mais ódio entre nosso povo, nossa gente”, acusa.

Polícia Federal

Gilberto Macuxi aproveitou para mandar um recado para a Polícia Federal; que ela investigue com mais rigor a entrada de estrangeiros nas áreas indígenas, principalmente na área dos Ianomamis.

Untitled Document
Coordenação Editorial: Bruce Albert (Assessor Antropológico CCPY) e Luis Fernando Pereira (Jornalista CCPY)


 

 

 


  Para informações adicionais favor enviar

  e-mail para o escritório central da
  Comissão Pró-Yanomami no seguinte
  endereço:
   
  proyanomamibv@proyanomami.org.br
   

Comissão Pró-Yanomami © 2007
A comissão incentiva a veiculação dos textos desde citadas as fontes.