Selecione o Periodo:
De
   
Até
 

 



Clique e acesse o projeto Cartografia Yanomami
 
Clique e acesse !
 
Clique e acesse !

 

Pesquisa Geral
 

Brasília,     


.  

 

 

 


Untitled Document

Esta seção procura seguir toda a atualidade Yanomami no Brasil e na Venezuela. Apresenta notícias produzidas pela Pró-Yanomami (CCPY) e outras ONGs, bem como notícias de imprensa. Propõe também comentários sobre eventos, publicações, exposições, filmes e websites de interesse no cenário Yanomami nacional e internacional.

Yanomami na Imprensa

Data: 14 - Dezembro - 2002
Titulo: Indígenas ameaçam invadir Catedral Cristo Redentor
Fonte: Folha de Boa Vista

A cena, presenciada por várias pessoas entre civis e militares, dá bem a idéia do que pensam e querem as instituições ditas de defesa da causa indígena. Noutro dia, em Surucucu, local onde convivem índios yanomami e militares do Exército Brasileiro, um grupo de indígenas disputava uma partida de futebol. Surpreso com o desembaraço dos silvícolas no trato com a bola, um deputado federal do PC do B perguntou se os índios conheciam as regras do jogo. Um servidor da Funai antecipou-se dizendo que sim. Em cima, o parlamentar questionou se torciam pela seleção brasileira. Outra vez, o servidor deu ritmo ao diálogo: "Não! Eles torcem pela seleção deles". Estupefato com a resposta, o visitante indagou: "E eles não são brasileiros?". O silêncio foi constrangedor! Até o comandante da 1ª Brigada, general Claudimar Nunes, ruborizou.

É aí que está o nó górdio da questão. Organizações não-governamentais querem, a todo custo, criar nações indígenas dentro do território brasileiro. Julgando a intervenção do servidor da Funai, é permitido pensar que até com apoio de alguns setores públicos nacionais. Por enquanto, elas aceitam a contragosto a tutela do Estado Brasileiro sobre essas imensas áreas. Mas, é de se esperar que seja contestada logo que essas "nações" adquiram nos fóruns internacionais a condição pretendida. O status de nação pressupõe povos livres e soberanos - aí começará um novo estágio: a luta pela internacionalização da Amazônia.

Untitled Document
Coordenação Editorial: Bruce Albert (Assessor Antropológico CCPY) e Luis Fernando Pereira (Jornalista CCPY)


 

 

 


  Para informações adicionais favor enviar

  e-mail para o escritório central da
  Comissão Pró-Yanomami no seguinte
  endereço:
   
  proyanomamibv@proyanomami.org.br
   

Comissão Pró-Yanomami © 2007
A comissão incentiva a veiculação dos textos desde citadas as fontes.