Selecione o Periodo:
De
   
Até
 

 



Clique e acesse o projeto Cartografia Yanomami
 
Clique e acesse !
 
Clique e acesse !

 

Pesquisa Geral
 

Brasília,     


.  

 

 

 


Untitled Document

Esta seção procura seguir toda a atualidade Yanomami no Brasil e na Venezuela. Apresenta notícias produzidas pela Pró-Yanomami (CCPY) e outras ONGs, bem como notícias de imprensa. Propõe também comentários sobre eventos, publicações, exposições, filmes e websites de interesse no cenário Yanomami nacional e internacional.

Yanomami na Imprensa

Data: 15 - Março - 2003
Titulo: Reserva Ianomâmi em Roraima é atingida por incêndio
Fonte: O Globo

Untitled Document

A reserva indígena ianomâmi, a maior do país, foi alcançada pelo fogo que há dias destrói florestas em Roraima. Apesar de estar longe da aldeia dos ianomâmis, o fogo já destruiu pelo menos três quilômetros da reserva, que tem nove milhões de hectares. A ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, anunciou medidas envolvendo mais cinco ministérios para combater o incêndio.

Fogo foi causado por queimadas em assentamentos e tem 120 quilômetros de extensão. No estado, há 325 focos

Os incêndios que atingem florestas em Roraima alcançaram a reserva indígena ianomâmi, a maior do país, que tem uma área total de nove milhões de hectares. O fogo já atingiu três quilômetros da reserva, mas ainda está bem longe da aldeia onde vivem os índios, distante 500 quilômetros do foco. A ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, anunciou ontem uma série de medidas envolvendo outros cinco ministérios para combater o fogo no estado.

O governo decidiu criar um seguro-verde para os pequenos agricultores assentados que não puserem fogo em suas roças para preparar a terra para novo plantio. É uma medida compensatória para quem não queimar a terra. O valor dessa compensação será em torno de R$ 500 por ano.

No estado, há 325 focos de incêndio e a extensão do fogo é de 120 quilômetros. O agravamento da situação em Roraima levou o governador Flamarion Portela (PSL) a pedir ao governo federal que assuma as ações no combate ao incêndio. Foi decretado estado de calamidade pública nas cidades de Cantá, Iracema, Alto Alegre, Mucajaí e Caracaraí.

No estado, 20 mil famílias assentadas. O incêndio foi causado por queimadas feitas em assentamentos. Há 20 mil famílias assentadas no estado.— Vamos rever esse modelo de assentamento no estado. É possível substituir os plantios atuais de arroz e feijão por alternativas de cultivo de produtos regionais como cupuaçu, acerola e bacuri, que não precisam queimar a roça para plantar — disse a ministra. Exército vai emprestar helicópteros O Exército vai ajudar no combate ao fogo emprestando helicópteros para o transporte das brigadas contra incêndio e barracas para instalação de acampamentos próximos às áreas do incêndio. Na reunião de ontem, participaram os ministros da Integração Nacional, Ciro Gomes; do Desenvolvimento Agrário, Miguel Rossetto; da Agricultura, Roberto Rodrigues; e representante do Ministério da Defesa.

A ministra Marina Silva culpou o governo Fernando Henrique Cardoso pela situação em Roraima. — Herdamos o passivo de um modelo equivocado de reforma agrária. Não vamos resolver esse problema com pirotecnia, falsas medidas de impacto — disse a ministra. As críticas de Marina Silva foram feitas na presença da secretária da Amazônia Legal, Mary Alegretti, que ocupava o mesmo cargo durante o governo passado. O presidente do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente (Ibama), Marcos Barros, disse que o governo cancelou 2.235 autorizações para queima de mata em Roraima, concedidas no ano passado. O estado de Roraima é considerado a área de maior risco para queimadas no Brasil. Isso se deve também à influência do fenômeno climático El Niño.

 

Untitled Document
Coordenação Editorial: Bruce Albert (Assessor Antropológico CCPY) e Luis Fernando Pereira (Jornalista CCPY)


 

 

 


  Para informações adicionais favor enviar

  e-mail para o escritório central da
  Comissão Pró-Yanomami no seguinte
  endereço:
   
  proyanomamibv@proyanomami.org.br
   

Comissão Pró-Yanomami © 2007
A comissão incentiva a veiculação dos textos desde citadas as fontes.