Selecione o Periodo:
De
   
Até
 

 



Clique e acesse o projeto Cartografia Yanomami
 
Clique e acesse !
 
Clique e acesse !

 

Pesquisa Geral
 

Brasília,     


.  

 

 

 


Untitled Document

Esta seção procura seguir toda a atualidade Yanomami no Brasil e na Venezuela. Apresenta notícias produzidas pela Pró-Yanomami (CCPY) e outras ONGs, bem como notícias de imprensa. Propõe também comentários sobre eventos, publicações, exposições, filmes e websites de interesse no cenário Yanomami nacional e internacional.

Yanomami na Imprensa

Data: 15 - Março - 2003
Titulo: Fogo em reserva aumenta
Fonte: Jornal do Brasil (Hugo Marques)

Untitled Document

O incêndio que devastou o Território de Roraima em 1998 parece não ter servido de alerta para o governo federal, que novamente veio a público ontem anunciar medidas para apagar o fogo. Desta vez, as chamas estão consumindo a reserva dos Ianomâmi, um país de 9 milhões de hectares. O fogo já consumiu três quilômetros da reserva. E o que é pior: o vento está indo na direção do grande território indígena.

A ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, diz que tem só 70 dias de governo. Ela manteve no cargo a secretária da Amazônia, Mary Alegrete, que está na função desde o ano passado, quando medidas preventivas poderiam ter sido tomadas para evitar novo incêndio. Além disso, admitiu a secretária, o governo federal já sabia que o fenômeno El Ñino surgiria novamente este ano, aumentando as possibilidades de incêndio.

Embora Marina tenha dito que não se acaba com incêndios por meio de portarias, para tentar controlar o problema, o governo atual recorreu da proibição de 2.235 autorizações para queimadas em Roraima, em janeiro.

Mary Alegrete diz que as autorizações para novas queimadas foram dadas por uma comissão, formada pelos representantes dos agricultores e do governo. Segundo ela, mesmo após a suspensão das autorizações para novas queimadas, os agricultores continuaram ateando fogo.

Para evitar a propagação do fogo, uma das soluções discutidas ontem é pagar um seguro para os agricultores que ainda não atearam fogo à mata. No mesmo modelo do seguro que o governo vem pagando a agricultores atingidos pelas secas.

Marina anunciou ainda que o governo estuda um projeto de desenvolvimento para os pequenos agricultores de Roraima, que prevê o incentivo à substituição de culturas. A idéia é investir em plantios mais perenes, como árvores frutíferas típicas da região. Com isso, o governo poderia evitar grande parte dos incêndios no Estado.

Untitled Document
Coordenação Editorial: Bruce Albert (Assessor Antropológico CCPY) e Luis Fernando Pereira (Jornalista CCPY)


 

 

 


  Para informações adicionais favor enviar

  e-mail para o escritório central da
  Comissão Pró-Yanomami no seguinte
  endereço:
   
  proyanomamibv@proyanomami.org.br
   

Comissão Pró-Yanomami © 2007
A comissão incentiva a veiculação dos textos desde citadas as fontes.