Selecione o Periodo:
De
   
Até
 

 



Clique e acesse o projeto Cartografia Yanomami
 
Clique e acesse !
 
Clique e acesse !

 

Pesquisa Geral
 

Brasília,     


.  

 

 

 


Untitled Document

Esta seção procura seguir toda a atualidade Yanomami no Brasil e na Venezuela. Apresenta notícias produzidas pela Pró-Yanomami (CCPY) e outras ONGs, bem como notícias de imprensa. Propõe também comentários sobre eventos, publicações, exposições, filmes e websites de interesse no cenário Yanomami nacional e internacional.

Yanomami na Imprensa

Data: 17 - Março - 2003
Titulo: Bombeiros do Amazonas ajudam no combate às queimadas em Roraima
Fonte: Folha de Boa Vista

Untitled Document


Foto Nonato Souza

Bombeiros vão combater o fogo em Alto Alegre

Desde sábado, 39 bombeiros vindos do Estado do Amazonas, estão na região do Paredão, em Alto Alegre, para ajudar no combate às queimadas. Segundo o Corpo de Bombeiros a situação no local é considerada crítica devido à intensidade e o número de focos.

A missão dos bombeiros amazonenses no Paredão deve durar dez dias, tempo que trabalharão ao lado dos 32 homens que já estavam efetivamente no local.

Ao todo, em Roraima existem 12 bases avançadas de combate ao fogo, compostas por um efetivo de bombeiros militares e brigadistas municipais. Esses profissionais estão atuando em áreas consideradas de alto risco para a eclosão de grandes incêndios florestais, em especial nos assentamentos rurais do Incra (Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária).

Segundo o comandante geral do Corpo de Bombeiros, coronel Edivaldo Cláudio Amaral, essas ações foram implementadas no sentido de priorizar a realização das queimadas controladas em conjunto com os agricultores, para evitar que fujam do controle e se transformem em grandes incêndios.

Apesar de todo o esforço do Corpo de Bombeiros e demais instituições engajadas no combate ao fogo, as localidades de Apiaú e Samaúma (Mucajaí), Roxinho e Campos Novos (Iracema), Paredão (Alto Alegre) e Serra Grande e Confiança (Cantá), apresentaram número excessivo de queimada durante o período de feriado prolongado do carnaval.

"Isso resultou em considerável aumento dos focos de incêndio, ocasionando a destruição de várias lavouras, pontes, pastos, residências, morte de animais e problemas de saúde da população das proximidades", disse Amaral.

Além da questão climática, a situação foi agravada pela escassez de água para o consumo das pessoas e o combate ao fogo. Por causa desse conjunto de fatores, o Corpo de Bombeiros solicitou ajuda do Exército e demais instituições.

FOCOS - Até sexta-feira, os satélites da sala de monitoramento do Corpo de Bombeiros registraram 4.318 focos de calor - que dependendo da temperatura, podem ser considerados como focos de incêndio. A situação tende a se agravar caso persistam as condições climáticas atuais, com altas temperaturas e escassez de chuvas.

Diante do quadro, a Defesa Civil solicitou e recebeu apoio do Ibama (Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e Recursos Renováveis) que deslocou para Campos Novos recursos humanos, materiais, apoio aéreo e brigadistas de outros Estados com objetivo de combater incêndios na reserva indígena Yanomami. Inicialmente, o órgão havia priorizado apenas as unidades de conservação.

Ao longo desses meses de forte calor, a Defesa Civil realizou 858 ações, sendo 354 vistorias e fiscalizações, 287 queimadas controladas e 217 combates ao fogo.

 

Untitled Document
Coordenação Editorial: Bruce Albert (Assessor Antropológico CCPY) e Luis Fernando Pereira (Jornalista CCPY)


 

 

 


  Para informações adicionais favor enviar

  e-mail para o escritório central da
  Comissão Pró-Yanomami no seguinte
  endereço:
   
  proyanomamibv@proyanomami.org.br
   

Comissão Pró-Yanomami © 2007
A comissão incentiva a veiculação dos textos desde citadas as fontes.