Selecione o Periodo:
De
   
Até
 

 



Clique e acesse o projeto Cartografia Yanomami
 
Clique e acesse !
 
Clique e acesse !

 

Pesquisa Geral
 

Brasília,     


.  

 

 

 


Untitled Document

Esta seção procura seguir toda a atualidade Yanomami no Brasil e na Venezuela. Apresenta notícias produzidas pela Pró-Yanomami (CCPY) e outras ONGs, bem como notícias de imprensa. Propõe também comentários sobre eventos, publicações, exposições, filmes e websites de interesse no cenário Yanomami nacional e internacional.

Yanomami na Imprensa

Data: 17 - Março - 2003
Titulo: Presidente do Ibama diz ser preciso compensar os agricultores do Estado
Fonte: Folha de Boa Vista

Untitled Document

Foto Nonato Souza

Presidente do Ibama, Marcos Barros

O presidente do Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e Recursos Naturais Renováveis - Ibama, Marcus Barros disse, no sábado 15, durante sua segunda visita ao Estado em três semanas, que o governo federal já discute medidas compensatórias para os agricultores que ainda não fizeram queimadas em seus lotes.

Marcus Barros esteve participando de duas reuniões em Brasília, inclusive numa delas com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, onde foi manifestada a preocupação com o Estado de Roraima em relação à situação crítica devido à ampliação dos focos de incêndios em vários municípios. Marcus Barros participa desde sábado de reuniões do Comitê Emergencial de Combate aos Incêndios em Roraima, traçando estratégias de combate ao fogo.

Baseado em informações do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), Marcus Barros disse que o fenômeno El Niño começa a perder força, o que ele considera ser um bom sinal. Salientou, porém, que as chuvas ainda demoram muito. Segundo os estudos preliminares, só deve chover no Estado nos próximos 45 dias.

Ele enfatizou que o Ibama e Ministério do Meio Ambiente estão preocupados em fazer a coisa certa. "Coibir as queimadas nos confrontando ao valor cultural da terra parece fácil e deve ser feito com determinada cautela", disse, lembrando de seguindo a filosofia governo Lula, o homem é o centro das preocupações. "No passado se queria até prender quem descumprisse uma determinação das autoridades, mas a ministra Marina Silva e o presidente Luiz Inácio estão preocupados com a política agrícola", frisou.

Disse entender que as queimadas promovidas periodicamente pelos produtores rurais são uma questão cultural, o que tem gerado preocupação a todos. Segundo Barros, devido a isso, a ministra Marina Silva pensa em discutir com as autoridades medidas compensatórias, de forma que os agricultores sejam esclarecidos sobre a importância de não realizar queimadas.

Evitar os incêndios, segundo o presidente do Ibama, é a melhor coisa a ser feita para a política agrícola e agrária na Região Norte. Ele lamenta que a opinião pública só fique sensibilizada quando os meios de comunicação noticiam grandes incêndios, como acontece agora em Roraima. Disse ser importante que a população entenda que a prevenção contra incêndios é fundamental.

REFORÇO - Desde do último final de semana, a discussão das estratégias de combate às queimadas passaram a ser centralizadas na 1ª Brigada de Infantaria de Selva. Atualmente existem 330 homens trabalhando no combate às queimadas. Hoje chega uma força tarefa com mais 92 bombeiros vindos de Brasília. Também está prevista para hoje a chegada de mais 35 brigadistas que serão enviados do Parque Nacional de Caparão, em Minas Gerais. Eles são especialistas em combate a incêndio em montanhas.

Além do envio de reforço humano, ainda serão enviados para o Estado mais três helicópteros do Ibama. De acordo com a assessoria de comunicação do órgão estão sendo tomadas todas as providências para que a situação seja contornada.

 

Untitled Document
Coordenação Editorial: Bruce Albert (Assessor Antropológico CCPY) e Luis Fernando Pereira (Jornalista CCPY)


 

 

 


  Para informações adicionais favor enviar

  e-mail para o escritório central da
  Comissão Pró-Yanomami no seguinte
  endereço:
   
  proyanomamibv@proyanomami.org.br
   

Comissão Pró-Yanomami © 2007
A comissão incentiva a veiculação dos textos desde citadas as fontes.