Selecione o Periodo:
De
   
Até
 

 



Clique e acesse o projeto Cartografia Yanomami
 
Clique e acesse !
 
Clique e acesse !

 

Pesquisa Geral
 

Brasília,     


.  

 

 

 


Untitled Document

Esta seção procura seguir toda a atualidade Yanomami no Brasil e na Venezuela. Apresenta notícias produzidas pela Pró-Yanomami (CCPY) e outras ONGs, bem como notícias de imprensa. Propõe também comentários sobre eventos, publicações, exposições, filmes e websites de interesse no cenário Yanomami nacional e internacional.

Yanomami na Imprensa

Data: 15 - Março - 2003
Titulo: Bom dia
Fonte: Folha de Boa Vista

Untitled Document

A nova tragédia ambiental que se abate sobre Roraima era previsível. Todos os anos - é da nossa tradição predadora -, a derrubada de árvores avança na floresta, hora feita por pequenos produtores; hora por pecuaristas que compram gado magro no lavrado para engordá-lo nas pastagens artificiais. Nos campos gerais, o que resta de pecuaristas gosta de queimar o capim seco para vê-lo renascer verde, com as águas. Ah! Os índios são grandes predadores; eles gostam do pasto verde e com o capim baixo, reduzem o risco da mordida da cascavel.

Esse pouco respeito ao meio ambiente é explicado como um traço da cultura local. Diz-se que é impossível evitar o fogo, porque necessário para a sobrevivência do rurícola, seja ele, pequeno ou grande; índio ou branco. Para a sobrevivência dessa gente, paga-se um custo ambiental que chega a bilhões de reais (faltam métodos científicos para calcular) todos os anos.

Esses argumentos são surrados, mas até hoje acreditados e continuam a justificar o crime ambiental.

Está na hora de todos em Roraima pensarmos diferente. É preciso fazer uma avaliação do custo/benefício dessas atividades que destroem irreversivelmente o meio ambiente, mesmo reconhecendo que elas geram renda e emprego. Quem sabe, não se chegue à conclusão de que elas não valham a pena? Existem, com certeza, outras alternativas, com menos custo social, para empregar essa gente que queima e depreda. Só precisamos ousar e ter coragem política para decidir.

NO CENTRO - Roraima esteve ontem no centro das preocupações do núcleo de poder da República. Pelo menos três importantes reuniões foram realizadas entre integrantes do primeiro escalão do governo Lula da Silva (PT), para tratar sobre o descontrolado incêndio que torra a fauna e a flora do Estado. Uma dessas reuniões teve a presença ativa do próprio presidente da República.

MINISTROS - Além da reunião do presidente Lula da Silva com os ministros mais próximos, mais de uma dezena de outros ministros estiveram reunidos em Brasília, para tratar dos incêndios em Roraima. Na maior delas, realizada no Gabinete de Segurança Institucional, ficou definida a participação crescente de especialistas e contingentes militares de outros estados, no combate às chamas.

YANOMAMI - Surpreso com a intensa movimentação do primeiro escalão da República preocupado com Roraima, um parlamentar da bancada federal do Estado justificou: "Brasília quase nunca se preocupa com o drama dos estados pequenos. Por isso estranhei a rápida ação de vários ministérios em torno do assunto, mas logo matei a charada; o corre-corre veio depois da notícia que o fogo já chegara à grande reserva yanomami".

 

Untitled Document
Coordenação Editorial: Bruce Albert (Assessor Antropológico CCPY) e Luis Fernando Pereira (Jornalista CCPY)


 

 

 


  Para informações adicionais favor enviar

  e-mail para o escritório central da
  Comissão Pró-Yanomami no seguinte
  endereço:
   
  proyanomamibv@proyanomami.org.br
   

Comissão Pró-Yanomami © 2007
A comissão incentiva a veiculação dos textos desde citadas as fontes.