Selecione o Periodo:
De
   
Até
 

 



Clique e acesse o projeto Cartografia Yanomami
 
Clique e acesse !
 
Clique e acesse !

 

Pesquisa Geral
 

Brasília,     


.  

 

 

 


Untitled Document

Esta seção procura seguir toda a atualidade Yanomami no Brasil e na Venezuela. Apresenta notícias produzidas pela Pró-Yanomami (CCPY) e outras ONGs, bem como notícias de imprensa. Propõe também comentários sobre eventos, publicações, exposições, filmes e websites de interesse no cenário Yanomami nacional e internacional.

Notícias CCPY Urgente

Data: 25 - Março - 2003
Titulo: Davi Kopenawa Yanomami exige documentos para agentes de saúde, professores e representantes indígenas
Fonte: CCPY – Comissão Pró-Yanomami, Boletim nº 35

O exercício pleno da cidadania, garantido pela Constituição Federal, ainda não foi alcançado pelos índios Yanomami. Entraves burocráticos em Roraima têm praticamente inviabilizado a obtenção de documentos aos quais os índios têm direito, tais como carteira de identidade, CPF e passaporte.

A falta dos dois primeiros afeta principalmente os professores e agentes de saúde Yanomami que ficam dessa maneira impedidos de receber salários do Estado. Por sua vez, qualquer Yanomami que viaje dentro do país (para cursos, eventos ou reuniões) sem ter carteira de identidade, fica à mercê de uma autorização da Funai, a exemplo do que ocorre com os menores de idade. Para os que necessitam viajar ao exterior, a obtenção do passaporte também depende de autorização da Funai (ver Boletim Yanomami No. 22). Em suma, as barreiras que os Yanomami têm que superar para conseguir seus documentos são imensamente maiores do que as enfrentadas pelo resto do país.

Esse problema foi tema do primeiro encontro entre os líderes Davi Kopenawa, Santarém e Dorival, acompanhados dos representantes da CCPY, com o atual Presidente da Funai, Eduardo Aguiar de Almeida, ocorrido em Brasília. Davi Kopenawa reivindicou do novo presidente providências que facilitem aos índios o acesso aos documentos de que necessitam.

Ainda nesse encontro, os índios pediram a ajuda da Funai para a solução dos problemas fundiários e ambientais que afetam a porção oriental da Terra Indígena Yanomami.

Untitled Document
Coordenação Editorial: Bruce Albert (Assessor Antropológico CCPY) e Luis Fernando Pereira (Jornalista CCPY)


 

 

 


  Para informações adicionais favor enviar

  e-mail para o escritório central da
  Comissão Pró-Yanomami no seguinte
  endereço:
   
  proyanomamibv@proyanomami.org.br
   

Comissão Pró-Yanomami © 2007
A comissão incentiva a veiculação dos textos desde citadas as fontes.