Selecione o Periodo:
De
   
Até
 

 



Clique e acesse o projeto Cartografia Yanomami
 
Clique e acesse !
 
Clique e acesse !

 

Pesquisa Geral
 

Brasília,     


.  

 

 

 


Untitled Document

Esta seção procura seguir toda a atualidade Yanomami no Brasil e na Venezuela. Apresenta notícias produzidas pela Pró-Yanomami (CCPY) e outras ONGs, bem como notícias de imprensa. Propõe também comentários sobre eventos, publicações, exposições, filmes e websites de interesse no cenário Yanomami nacional e internacional.

Notícias CCPY Urgente

Data: 4 - Abril - 2003
Titulo: Professores Yanomami voltam a reivindicar reconhecimento de escolas e de curso de formação
Fonte: CCPY – Comissão Pró-Yanomami, Boletim nº 36

Um grupo de 22 professores Yanomami entregou, dia 24 de março último, carta à Secretaria de Educação e Cultura de Roraima (Seduc), ao Conselho Estadual de Educação e ao governador Flamarion Portela, reivindicando, mais uma vez, o reconhecimento do curso de formação de docentes e das escolas indígenas.

Desde 2001, os professores vêm fazendo a mesma solicitação sem obter resposta dos órgãos estaduais de educação sobre o atendimento do pleito. Na carta, eles descrevem os cursos de capacitação já realizados e também de informática voltado à produção do próprio material didático para utilização nas escolas Yanomami.

No mesmo documento, o grupo de professores questiona o anunciado apoio da Secretaria de Educação ao Projeto Político Pedagógico que estão elaborando e cobram os motivos que levam o órgão a demorar tanto para editar decreto necessário à oficialização das escolas em funcionamento na Terra Indígena Yanomami. Cobram também o fornecimento de material escolar. A seguir,a íntegra da carta:

“Boa Vista, 24 de março de 2003

Para: Seduc/RR
CEE/RR
Governador Flamarion Portela

Nós Yanomami estamos enviando a nossa escrita.

Aproveitando que nós Professores Yanomami estamos aqui perto, fizemos este documento para entregá-lo a todos que trabalham com educação. Se nós não escrevemos documento todos nós, Yanomami e napë pë [não indígenas], não vamos nos entender. É por isso que nós estamos enviando o nosso documento, para que vocês que trabalham com Educação estejam de acordo com a gente. Somos um grupo de Professores Yanomami estudando aqui em Boa Vista. Por que os Yanomami estão fazendo computação? Porque nós estamos estudando na universidade. Por que os Yanomami estão fazendo curso de computação? Nós estamos estudando na universidade e aproveitando para enviar este documento para vocês da Educação. Nós Yanomami queremos fazer livros na nossa língua materna para depois ensinar aos alunos.

Nós Yanomami enviamos muitos documentos, mas vocês nunca responderam, por isso agora nós estamos enviando outro documento. Primeiro, no ano de 2001, nós enviamos um documento, éramos 60 professores. Em 2002, nós fizemos outro documento, durante o curso de formação na aldeia Ajuricaba, éramos 75 professores e as lideranças também ajudaram, os napë pë também. Foi assim que nós fizemos o documento, mas vocês não nos responderam. Nós continuaremos elaborando o nosso Projeto Político Pedagógico no próximo curso.

Você Secretária queria apoiar os Yanomami, mas será que você mudou de idéia? Nós queremos que você nos escute por isso nós continuaremos a falar, mesmo que você não nos apoio. Nós queremos ficar contentes recebendo o seu apoio, mas se você não nos ajudar nos continuaremos falando.

Nós Professores Yanomami estamos aqui em Boa Vista e queremos aproveitar para ouvir (a Secretária) pois quando estivermos na nossa floresta será difícil respondermos (caso ela venha a nos falar).

Como você pretende fazer a prova (seleção) para nós Yanomami? Nós Yanomami também queremos perguntar isto a você. Nós queremos perguntar se você vai mesmo nos apoiar, porque nós não queremos ficar falando à-toa. Se nós Yanomami não explicarmos direito vocês não entenderão, tá certo?

E assim para nós Yanomami. Sobre o decreto de criação das escolas, nós professores o queremos muito. Por isso, se vocês autoridades não fizerem o decreto de criação nós queremos saber os motivos. Nós estamos pensando que talvez vocês nos apóie.

Nós Yanomami queremos que vocês autoridades assinem, por isso nós estamos lembrando para vocês sobre o decreto de criação. Sobre isso nós pensamos que vocês devem nos ajudar. Todos nós professores estamos pensando assim por isso nós estamos atentos (de olho).

Nós Yanomami ensinamos muito os nossos alunos por isso nós pedimos material escolar para vocês da Secretaria de Educação: caderno, borracha, lápis, canetas, apagador, giz, cartolina, papel A4, pincéis, quadro, etc.

Awei, a escrita acabou. Atenciosamente,”

Untitled Document
Coordenação Editorial: Bruce Albert (Assessor Antropológico CCPY) e Luis Fernando Pereira (Jornalista CCPY)


 

 

 


  Para informações adicionais favor enviar

  e-mail para o escritório central da
  Comissão Pró-Yanomami no seguinte
  endereço:
   
  proyanomamibv@proyanomami.org.br
   

Comissão Pró-Yanomami © 2007
A comissão incentiva a veiculação dos textos desde citadas as fontes.