Selecione o Periodo:
De
   
Até
 

 



Clique e acesse o projeto Cartografia Yanomami
 
Clique e acesse !
 
Clique e acesse !

 

Pesquisa Geral
 

Brasília,     


.  

 

 

 


Untitled Document

Esta seção procura seguir toda a atualidade Yanomami no Brasil e na Venezuela. Apresenta notícias produzidas pela Pró-Yanomami (CCPY) e outras ONGs, bem como notícias de imprensa. Propõe também comentários sobre eventos, publicações, exposições, filmes e websites de interesse no cenário Yanomami nacional e internacional.

Yanomami na Imprensa

Data: 21 - Maio - 2003
Titulo: Flamarion critica excesso de terras indígenas demarcadas
Fonte: Folha de Boa Vista

Na audiência, o governador Flamarion Portela afirmou que a demarcação das terras indígenas precisa acontecer acompanhada de um programa para o desenvolvimento social das comunidades.

O governador criticou a expansão indiscriminada das áreas indígenas e a atuação de Organizações Não-Governamentais (Ongs) "sem qualquer comprometimento com a melhoria de vida das comunidades indígenas".

Afirmou ser favorável à demarcação, mas disse que com os constantes pedidos de expansão das áreas indígenas, a preocupação do Executivo estadual é quanto aos não-índios que moram dentro das áreas já demarcadas e próximas às reservas.

A expansão, segundo ele, atinge tanto os pequenos, quanto os grandes proprietários que vivem na região, como os rizicultores. Para Portela, a discussão é importante e o desenvolvimento do Estado deve ser pensado. "Queremos discutir a questão com propriedade, escutando todos e buscando uma solução definitiva", ressaltou Portela.

DEPUTADO - Na avaliação do deputado Luciano Castro (PFL-RR), autor do requerimento para a realização da audiência pública, é preciso analisar com cautela as demarcações em áreas indígenas em Roraima, que já tem quase 50% de seu território demarcados.

Para ele, as áreas reivindicadas possuem grandes reservas minerais, que despertam a cobiça internacional. "Espanta-me que estejamos convivendo nesses locais com missionários estrangeiros, que não falam nem português, mas sabem a língua das etnias indígenas para doutrinar essas comunidades e levá-las ao conflito", disse.

CRÍTICA - A deputada Perpétua Almeida (PCdoB/AC) criticou a audiência. Afirmou que a sessão não foi democrática, uma vez que faltaram ser ouvidos os representantes das comunidades indígenas. Mesmo não participando oficialmente do debate, o Cacique Raoni e lideranças indígenas estiveram presentes na audiência como ouvintes.

Untitled Document
Coordenação Editorial: Bruce Albert (Assessor Antropológico CCPY) e Luis Fernando Pereira (Jornalista CCPY)


 

 

 


  Para informações adicionais favor enviar

  e-mail para o escritório central da
  Comissão Pró-Yanomami no seguinte
  endereço:
   
  proyanomamibv@proyanomami.org.br
   

Comissão Pró-Yanomami © 2007
A comissão incentiva a veiculação dos textos desde citadas as fontes.