Selecione o Periodo:
De
   
Até
 

 



Clique e acesse o projeto Cartografia Yanomami
 
Clique e acesse !
 
Clique e acesse !

 

Pesquisa Geral
 

Brasília,     


.  

 

 

 


Untitled Document

Esta seção procura seguir toda a atualidade Yanomami no Brasil e na Venezuela. Apresenta notícias produzidas pela Pró-Yanomami (CCPY) e outras ONGs, bem como notícias de imprensa. Propõe também comentários sobre eventos, publicações, exposições, filmes e websites de interesse no cenário Yanomami nacional e internacional.

Yanomami na Imprensa

Data: 12 - Junho - 2003
Titulo: Ministro diz que homologação da Raposa/Serra do Sol será rápida
Fonte: Folha de Boa Vista – Leandro Freitas

Durante a reunião que teve com indígenas favoráveis à demarcação em área contínua, na maloca de Maturuca, Município de Uiramutã, o ministro da Justiça, Márcio Thomaz Bastos afirmou que a decisão sobre a homologação da reserva Raposa/Serra do Sol será rápida. Ele falou diante de aproximadamente dois mil índios presentes ao encontro. A demarcação em área contínua implica na retirada dos não índios daquela região.

Repetindo o que declarou na reunião com classe política em Boa Vista, o ministro disse: "Não tenho nenhuma resposta. Vim aqui para colher dados e levar minha opinião ao presidente Lula da Silva", disse, pedindo aos presentes que tivessem esperança na resolução do processo.

Disse que desde terça-feira, a comitiva vinda de Brasília está em Roraima para apurar de perto a homologação das áreas indígenas. "Isso não vai demorar muito", garantiu, informando ser um compromisso do Governo Federal com os que vivem em Roraima.

Integrando a comitiva do ministro, a subprocuradora da República, Ela Castilho, disse que a demarcação em área contínua, como querem os índios ligados ao Conselho Indígena de Roraima (CIR), é a forma mais correta e não vai prejudicar o desenvolvimento da região.

"O Ministério Público Federal vai defender os direitos dos índios e não haverá concessão no sentido de que seja homologada em área contínua", afirmou.

Para ela, a reunião que aconteceu na Assembléia Legislativa, no primeiro dia de visita, foi em clima antiindigenista. Ela Castilho disse que a proposta apresentada pelo Estado fere a Constituição Federal e que depois de homologada a área, os índios decidirão sobre a presença dos não índios em suas terras. "Tem que ser garantido o direito dos indígenas", afirmou.

Durante a reunião vários índios se apresentaram como vítimas da violência criada pelos não-índios. A maioria dos casos relatava espancamento, tortura e disparos de arma de fogo cometidos por fazendeiros ou militares, conforme declararam.

AGENDA - Hoje pela manhã o ministro sairá de Uiramutã para visitar as regiões da Serra do Sol e da maloca da Raposa. Na Raposa, a expectativa é que os índios defendam a exclusão de vilas e estradas que passam pela reserva. À tarde, já em Boa Vista, a comitiva participará de encontro com o Conselho Seccional da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB). Logo depois, haverá uma audiência pública no Palácio da Cultura.

Untitled Document
Coordenação Editorial: Bruce Albert (Assessor Antropológico CCPY) e Luis Fernando Pereira (Jornalista CCPY)


 

 

 


  Para informações adicionais favor enviar

  e-mail para o escritório central da
  Comissão Pró-Yanomami no seguinte
  endereço:
   
  proyanomamibv@proyanomami.org.br
   

Comissão Pró-Yanomami © 2007
A comissão incentiva a veiculação dos textos desde citadas as fontes.