Selecione o Periodo:
De
   
Até
 

 



Clique e acesse o projeto Cartografia Yanomami
 
Clique e acesse !
 
Clique e acesse !

 

Pesquisa Geral
 

Brasília,     


.  

 

 

 


Untitled Document

Esta seção procura seguir toda a atualidade Yanomami no Brasil e na Venezuela. Apresenta notícias produzidas pela Pró-Yanomami (CCPY) e outras ONGs, bem como notícias de imprensa. Propõe também comentários sobre eventos, publicações, exposições, filmes e websites de interesse no cenário Yanomami nacional e internacional.

Notícias CCPY Urgente

Data: 23 - Julho - 2003
Titulo: Programa de Educação da CCPY é premiado pelo Banco Mundial
Fonte: CCPY – Comissão Pró-Yanomami, Boletim nº 40

O Programa de Educação Intercultural (PEI) da Comissão Pró-Yanomami recebeu o Prêmio Banco Mundial de Cidadania, programa esse que vem atendendo a 34 aldeias – 14 no Amazonas e 20 em Roraima – da Terra Indígena Yanomami. A premiação ocorreu durante o Encontro Amazônia de Experiências Sociais Inovadoras realizado pelo Banco Mundial, Ministério do Meio Ambiente e Governo do Estado do Amazonas, em Manaus, nos dias 8 e 9 de junho. Disputaram a premiação 21 experiências indicadas por redes relacionadas aos movimentos populares.

O evento foi aberto pela ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, com a participação do governador do Amazonas, Eduardo Braga, e pelo diretor do Bird no Brasil, Vinod Thomas. As contribuições práticas e efetivas da sociedade para o desenvolvimento sustentável na Amazônia foram o tema central do encontro. Além da premiação dos trabalhos que as instituições vêm realizando, durante os dois dias do evento, houve mesas-redondas que possibilitaram a socialização das experiências e conhecimento entre os participantes.

O PEI atende a uma reivindicação dos próprios Yanomami. Através do PEI eles têm tido acesso ao conhecimento da sociedade envolvente por meio de alfabetização na sua própria língua, do ensino da língua portuguesa (oral e escrita), da matemática e da informática, além de aulas intensivas sobre ecologia e economia. Com o uso do computador os professores yanomami vêm produzindo o material didático utilizado em sala de aula. Todas as atividades são supervisionadas pelos assessores da Comissão Pró-Yanomami, o que garante o acompanhamento pedagógico do trabalho nas escolas. Os professores lecionam para quase 400 estudantes yanomami. O conhecimento dos códigos e saberes do mundo não-indigena é mais um dos instrumentos com que o povo Yanomami pode contar para a defesa do seu território e da sua cultura. (Para maiores informações sobre o PEI, ver o Boletim Yanomami nº 38, de 13.06.03).

Dentre os contemplados com o Prêmio Banco Mundial de Cidadania, na categoria “Valorização da Identidade Sócio-cultural dos Povos da Amazônia”, estão os Ye’kuana, povo de fala caribe, (vizinho dos Yanomami em Roraima) com um projeto de recuperação da festa do Tanooko há muito não praticada por eles. Por sua vez, o Programa da CCPY destacou-se na categoria “Experiências Inclusivas de Educação e Formação Profissionais”.

Untitled Document
Coordenação Editorial: Bruce Albert (Assessor Antropológico CCPY) e Luis Fernando Pereira (Jornalista CCPY)


 

 

 


  Para informações adicionais favor enviar

  e-mail para o escritório central da
  Comissão Pró-Yanomami no seguinte
  endereço:
   
  proyanomamibv@proyanomami.org.br
   

Comissão Pró-Yanomami © 2007
A comissão incentiva a veiculação dos textos desde citadas as fontes.