Selecione o Periodo:
De
   
Até
 

 



Clique e acesse o projeto Cartografia Yanomami
 
Clique e acesse !
 
Clique e acesse !

 

Pesquisa Geral
 

Brasília,     


.  

 

 

 


Untitled Document

Esta seção procura seguir toda a atualidade Yanomami no Brasil e na Venezuela. Apresenta notícias produzidas pela Pró-Yanomami (CCPY) e outras ONGs, bem como notícias de imprensa. Propõe também comentários sobre eventos, publicações, exposições, filmes e websites de interesse no cenário Yanomami nacional e internacional.

Notícias CCPY Urgente

Data: 23 - Julho - 2003
Titulo: Índio Baniwa defende reconhecimento das escolas yanomami
Fonte: CCPY – Comissão Pró-Yanomami, Boletim nº 40

O professor Gersen Baniwa defendeu o reconhecimento pelo governo das escolas indígenas yanomami. Como palestrante do 1º Seminário Criança Esperança – Igualdade na Diversidade, promovido pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) e Rede Globo, de 25 a 27 de junho, Gersen Baniwa criticou o comportamento do poder público que ignora os modelos alternativos aos do Estado.

Segundo ele, de todas as escolas yanomami nenhuma é reconhecida. “Será que isso se deve ao fato de não aceitarem o modelo imposto de fora para dentro?”, questionou. Ele defendeu maior apoio de organismos como o Unicef para que o Estado respeite os modelos educativos criados pelos povos indígenas. Citou como exemplo o município do São Gabriel da Cachoeira (AM) onde quase 90% da população é indígena e, mesmo assim, o sistema educacional não é orientado por um modelo que respeite essa realidade. “Os índios podem pensar suas escolas”, reiterou Gersen Baniwa. Afirmou também que o atual processo se configura como um desmonte do sistema anterior no qual os índios conseguiram construir um modelo educacional, levando em conta as suas peculiaridades culturais.

Para Gersen Baniwa, é preciso atacar a “absoluta ignorância” da sociedade nacional em relação aos povos indígenas. Ao mesmo tempo, diz ele, é fundamental criar políticas claras para as comunidades. No seu entender, a definição e o respeito às terras indígenas e à educação são imprescindíveis para os povos indígenas. “É preciso que a criança e o jovem indígena tenham certeza de que haverá um futuro para eles”, afirmou.

Hoje, na sua avaliação, o conjunto de projetos que tramitam no Congresso Nacional constitui uma ameaça às conquistas alcançadas pelos índios na Constituição de 1988. Como retrocesso ele citou projetos que propõem alteração nas normas de reconhecimento e demarcação das terras indígenas.

Untitled Document
Coordenação Editorial: Bruce Albert (Assessor Antropológico CCPY) e Luis Fernando Pereira (Jornalista CCPY)


 

 

 


  Para informações adicionais favor enviar

  e-mail para o escritório central da
  Comissão Pró-Yanomami no seguinte
  endereço:
   
  proyanomamibv@proyanomami.org.br
   

Comissão Pró-Yanomami © 2007
A comissão incentiva a veiculação dos textos desde citadas as fontes.