Selecione o Periodo:
De
   
Até
 

 



Clique e acesse o projeto Cartografia Yanomami
 
Clique e acesse !
 
Clique e acesse !

 

Pesquisa Geral
 

Brasília,     


.  

 

 

 


Untitled Document

Esta seção procura seguir toda a atualidade Yanomami no Brasil e na Venezuela. Apresenta notícias produzidas pela Pró-Yanomami (CCPY) e outras ONGs, bem como notícias de imprensa. Propõe também comentários sobre eventos, publicações, exposições, filmes e websites de interesse no cenário Yanomami nacional e internacional.

Notícias CCPY Urgente

Data: 23 - Julho - 2003
Titulo: Professores Yanomami aprendem sensoriamento remoto
Fonte: CCPY – Comissão Pró-Yanomami, Boletim nº 40

Estão previstos para o próximo ano trabalhos de monitoramento da Terra Indígena Yanomami com ajuda de computadores, fotos de satélite e GPS. O objetivo do projeto, idealizado pela Comissão Pró-Yanomami (CCPY) com apoio do Institut de Recherche pour le Développement (IRD) e Centre National de la Recherche Scientifique (CNRS-Credal), é otimizar a fiscalização e o uso sustentável dos recursos naturais do território yanomami pelos índios, prevenindo, assim, novas invasões de garimpeiros, colonos e fazendeiros com o apoio das autoridades competentes.

Esse projeto etnogeográfico yanomami integra o Programa de Educação Intercultural (PEI) da Comissão Pró-Yanomami. Para implementar esse projeto é preciso investir no treinamento de professores yanomami com esse propósito específico. Durante o último curso (Junho 2003) para o magistério indígena organizado em Boa Vista pela CCPY e outras entidades (URIHI, SECOYA, Diocese de Roraima) os professores yanomami tiveram as primeiras aulas de capacitação para esse projeto ministradas por François-Michel Le Tourneau (CNRS-Credal), geógrafo especializado em sensoriamento remoto. Para o projeto já foram adquiridos computadores, imagens de satélite recentes de toda a área Yanomami e alguns GPS.

Untitled Document
Coordenação Editorial: Bruce Albert (Assessor Antropológico CCPY) e Luis Fernando Pereira (Jornalista CCPY)


 

 

 


  Para informações adicionais favor enviar

  e-mail para o escritório central da
  Comissão Pró-Yanomami no seguinte
  endereço:
   
  proyanomamibv@proyanomami.org.br
   

Comissão Pró-Yanomami © 2007
A comissão incentiva a veiculação dos textos desde citadas as fontes.