Selecione o Periodo:
De
   
Até
 

 



Clique e acesse o projeto Cartografia Yanomami
 
Clique e acesse !
 
Clique e acesse !

 

Pesquisa Geral
 

Brasília,     


.  

 

 

 


Untitled Document

Esta seção procura seguir toda a atualidade Yanomami no Brasil e na Venezuela. Apresenta notícias produzidas pela Pró-Yanomami (CCPY) e outras ONGs, bem como notícias de imprensa. Propõe também comentários sobre eventos, publicações, exposições, filmes e websites de interesse no cenário Yanomami nacional e internacional.

Notícias CCPY Urgente

Data: 23 - Julho - 2003
Titulo: Índios Yanomami buscam na Itália apoio financeiro para o Programa de Educação
Fonte: CCPY – Comissão Pró-Yanomami, Boletim nº 40

Os índios Davi Yanomami, Dário Vitório Yanomami e Joseca Mokahesi Poroaunahikitheri estiveram na Itália, em maio último, a convite da organização de defesa dos povos indígenas, Survival International (Itália), onde fizeram contatos com organizações e autoridades a fim de captar recursos para o Programa de Educação Intercultural (PEI). O primeiro de uma série de encontros ocorreu na cidade de Padova, ao norte da Itália. Lá, os índios se reuniram com vários funcionários da Assessoria de Cultura e de Cooperação Internacional da Província de Padova a quem expuseram o Programa de Educação Intercultural desenvolvido pela Comissão Pró-Yanomami (CCPY) em 34 aldeias.

Os funcionários mostraram-se muito receptivos à apresentação dos Yanomami e assumiram o compromisso não apenas de fazer uma doação específica para o programa de educação, mas também de enviar uma carta e cópia do projeto a todas as prefeituras da província – 118 no total – sugerindo que cada uma faça doações financeiras ao programa educacional.

Da Província de Padova, os Yanomami seguiram para Milão onde apresentaram o PEI a representantes do governo da Prefeitura de Milão, da Província de Milão e da Região da Lombardia. Embora não tenham obtido resultado imediato, são boas as perspectivas de apoio dessas instituições às propostas levadas pelos índios. As palestras dos Yanomami tiveram repercussão positiva na mídia local, o que poderá sensibilizar aqueles governos a apoiar seus projetos.

Davi, Dário Vitório e Joseca foram também à Universidade Católica de Milão, onde participaram de uma aula magna que reuniu o vice-reitor, professores e estudantes da universidade e alunos de uma escola secundária. Para uma platéia de quase 500 pessoas eles, mais uma vez, apresentaram o seu programa educacional. Falaram também a sócios e convidados da Survival International (Itália) em evento por ela organizado e foram igualmente aplaudidos. A última palestra teve lugar na Província de Padova para funcionários e pessoas interessadas na questão indígena.

Antes de encerrar a visita à Itália, os Yanomami passaram o fim de semana no Parque Nacional de Ticino. O parque integra a rede de reservas da biosfera da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco). Numa cerimônia solene, os Yanomami foram convidados pelos funcionários do parque a plantar uma árvore como lembrança da sua passagem pelo local e como símbolo da importância de preservar as florestas tanto na Europa quanto na Amazônia. O evento marcou a criação de um elo de amizade entre o Parque Ticino e a Terra Indígena Yanomami.

Na despedida, Davi, Dário Vitório e Joseca concederam entrevistas aos veículos de comunicação em Milão, atraindo empresas importantes como a RAI, a maior rede italiana de TV. Davi falou ao telejornal da RAI sobre o futuro da Amazônia. Os Yanomami concederam ainda entrevista à Rádio Populare. Atraíram também o interesse da L’Espresso, a principal revista semanal da Itália, e do Corriere della Sera, vespertino de maior destaque naquele país. Ao todo, durante a viagem pela Itália, os Yanomami deram entrevistas a cinco canais de televisão, seis emissoras de rádio, 31 revistas e jornais e 6 pela Web.

Untitled Document
Coordenação Editorial: Bruce Albert (Assessor Antropológico CCPY) e Luis Fernando Pereira (Jornalista CCPY)


 

 

 


  Para informações adicionais favor enviar

  e-mail para o escritório central da
  Comissão Pró-Yanomami no seguinte
  endereço:
   
  proyanomamibv@proyanomami.org.br
   

Comissão Pró-Yanomami © 2007
A comissão incentiva a veiculação dos textos desde citadas as fontes.