Selecione o Periodo:
De
   
Até
 

 



Clique e acesse o projeto Cartografia Yanomami
 
Clique e acesse !
 
Clique e acesse !

 

Pesquisa Geral
 

Brasília,     


.  

 

 

 


Untitled Document

Esta seção procura seguir toda a atualidade Yanomami no Brasil e na Venezuela. Apresenta notícias produzidas pela Pró-Yanomami (CCPY) e outras ONGs, bem como notícias de imprensa. Propõe também comentários sobre eventos, publicações, exposições, filmes e websites de interesse no cenário Yanomami nacional e internacional.

Yanomami na Imprensa

Data: 9 - Outubro - 2003
Titulo: Mais de 300 índios levam propostas para a Pré-Conferência Ambiental
Fonte: Folha de Boa Vista

Untitled Document

Os índios que participaram do Seminário Etno-Ambiental elaboraram um documento com várias propostas dos povos indígenas roraimenses para serem apresentadas na Pré-Conferência do Meio Ambiente, a ser realizada de hoje a sábado, no Palácio Latife Salomão, e reúne organismos governamentais e não-governamentais.

O objetivo do seminário, encerrado ontem, foi discutir e capacitar os índios que vão participar da pré-conferência. Além disso, garantir a eleição dos delegados para participarem da conferência nacional, no período de 28 a 30 de novembro, em Brasília. A expectativa das lideranças é levar para Brasília 15 delegados.

Os 370 indígenas reunidos começaram a conferência fazendo uma crítica ao texto-base enviado pela coordenação da Conferência Nacional do Meio Ambiente. Os líderes afirmam que "o texto-base é praticamente omisso à questão indígena".

Esse fato é considerado pela advogada do CIR (Conselho Indígena de Roraima), Joênia Batista, como desrespeitoso e inaceitável, uma vez que "50% dos temas propostos que serão discutidos na conferência nacional encontram-se dentro das terras indígenas", justificou.

De imediato, os índios de diversas etnias apressaram-se para emendar o texto-base e até propor parágrafos. Um dos exemplos citados, que segundo as lideranças foi ignorado no texto-base, está no fato de não se ter incluída a representatividade indígena nas ações que serão desenvolvidas em favor do meio ambiente.

Os índios propuseram, ao discutir os seis eixos temáticos em pauta, como fatores básicos para se criar um ambiente que ponha em equilíbrio o ecossistema a regularização fundiária, incluindo neste contexto a homologação das terras em litígio, a ampliação do controle e manejo do fogo em terras indígenas e áreas de entorno. Acrescentaram também ao documento final que consideram como práticas de destruição a biodiversidade o desmatamento, as queimadas, o uso de agrotóxicos porque polui o meio ambiente, como aconteceu no episódio em que os rizicultores utilizaram tais componentes nas lavouras de arroz e matou peixes e aves.

Enfatizaram o lixo produzido pelos não-índios e a plantação de acácia. Críticos ferrenhos a esta plantação no Estado, os índios aprovaram uma monção contra a lavoura da acácia e em repúdio ao grupo Ouro Verde, um dos patrocinadores da pré-conferência, que traz nas peças publicitárias uma folha da acácia. O apoio técnico e capacitação que promovam a auto-sustentação das comunidades indígenas, a criação linhas de crédito específicas para os índios em apoio às atividades comunitárias, valorização dos produtos indígenas cultivados sem o uso dos agrotóxicos e fertilizantes químicos e o aproveitamento dos recursos pesqueiros.

Propuseram ainda a realização de conferências indígenas, estadual e nacional, do meio ambiente, o resgate e a compensação dos prejuízos causados por empreendimentos já realizados antes mesmo de se discutir novos projetos, além de propor que seja adotada uma lei universal que proteja os conhecimentos tradicionais e milenares dos índios. Os índios aprovaram monções contra o texto-base, que não fez referência à questão indígena, de apoio a homologação da Raposa/Serra do Sol, e contra os agrotóxicos utilizados pelos rizicultores.

Untitled Document
Coordenação Editorial: Bruce Albert (Assessor Antropológico CCPY) e Luis Fernando Pereira (Jornalista CCPY)


 

 

 


  Para informações adicionais favor enviar

  e-mail para o escritório central da
  Comissão Pró-Yanomami no seguinte
  endereço:
   
  proyanomamibv@proyanomami.org.br
   

Comissão Pró-Yanomami © 2007
A comissão incentiva a veiculação dos textos desde citadas as fontes.