Selecione o Periodo:
De
   
Até
 

 



Clique e acesse o projeto Cartografia Yanomami
 
Clique e acesse !
 
Clique e acesse !

 

Pesquisa Geral
 

Brasília,     


.  

 

 

 


Untitled Document

Esta seção procura seguir toda a atualidade Yanomami no Brasil e na Venezuela. Apresenta notícias produzidas pela Pró-Yanomami (CCPY) e outras ONGs, bem como notícias de imprensa. Propõe também comentários sobre eventos, publicações, exposições, filmes e websites de interesse no cenário Yanomami nacional e internacional.

Notícias CCPY Urgente

Data: 26 - Novembro - 2001
Titulo: Urihi inova tratamento de tuberculose
Fonte: CCPY - Comissão Pró-Yanomami, Boletim 22

Diagnósticos e tratamentos são feitos nas próprias aldeias, evitando que os Yanomami passem longos períodos na cidade de Boa Vista.

Urgente As equipes médicas da Urihi estão conseguindo diagnosticar e tratar os casos de tuberculose nas próprias aldeias dos pacientes. Evitam, assim, que os Yanomami passem os seis meses de tratamento em Boa Vista, o que acarretava grandes transtornos para eles e suas famílias, não só em termos de desgaste psicológico, mas também com relação às suas atividades econômicas e rituais. A novidade no combate à tuberculose é a supervisão direta de profissionais de saúde que acompanham os pacientes em suas aldeias e em expedições à floresta, assegurando assim que estes sigam rigorosamente o tratamento até o fim e que continuem a desempenhar suas atividades normalmente. Graças à utilização de equipamento de raio X portátil, os diagnósticos podem ser realizados em qualquer lugar e a qualquer momento.

Os locais de maior incidência de tuberculose na área de atuação da Urihi são Aratha-ú e Auaris. Neste final de 2001, ainda existem cinco pacientes de Aratha-ú em tratamento. Em Auaris registrou-se em 1999 uma incidência de 27 casos; em 2000, quatro casos e em 2001, três casos. Hoje estão todos curados e não foram registrados casos novos.

As vantagens do atendimento in loco são inestimáveis e pode ser comparado à situação anterior, descrito pelo médico Cláudio Esteves de Oliveira, presidente da Urihi: "Adultos e crianças chegavam a Boa Vista extremamente desnutridos e com a doença em estágio avançado; depois de um ou dois meses, quando começavam a se sentir bem, queriam abandonar a medicação. Eles não entendiam o motivo de continuar tomando remédio se não se sentiam mais doentes". Dr. Cláudio continua, ressaltando a importância do novo sistema de tratamento da tuberculose: "O método de tratamento não é novo, existe há décadas, mas quando eu cheguei aqui, há onze anos, não podia imaginar que o atendimento nas aldeias fosse possível. Faltava pessoal para ficar nas comunidades. Agora temos um sistema de saúde que torna isso possível. Essa é uma dívida que estamos pagando aos Yanomami".

Aproveitando a experiência da URIHI, a Funasa está estendendo este procedimento às demais áreas do Distrito Sanitário Yanomami (DSEI-Yanomami) e ao Distrito Sanitário Especial Indígena do Leste (DSEI-Leste).

Untitled Document
Coordenação Editorial: Bruce Albert (Assessor Antropológico CCPY) e Luis Fernando Pereira (Jornalista CCPY)


 

 

 


  Para informações adicionais favor enviar

  e-mail para o escritório central da
  Comissão Pró-Yanomami no seguinte
  endereço:
   
  proyanomamibv@proyanomami.org.br
   

Comissão Pró-Yanomami © 2007
A comissão incentiva a veiculação dos textos desde citadas as fontes.