Selecione o Periodo:
De
   
Até
 

 



Clique e acesse o projeto Cartografia Yanomami
 
Clique e acesse !
 
Clique e acesse !

 

Pesquisa Geral
 

Brasília,     


.  

 

 

 


Untitled Document

Esta seção procura seguir toda a atualidade Yanomami no Brasil e na Venezuela. Apresenta notícias produzidas pela Pró-Yanomami (CCPY) e outras ONGs, bem como notícias de imprensa. Propõe também comentários sobre eventos, publicações, exposições, filmes e websites de interesse no cenário Yanomami nacional e internacional.

Yanomami na Imprensa

Data: 4 - Março - 2004
Titulo: Funcionários dizem que foram dispensados pela Diocese de RR
Fonte: Folha de Boa Vista

A maioria dos funcionários contratados pela Diocese que prestam serviço de saúde aos 1.800 Yanomami, sendo 1.200 da região do Xitei e 600 da Missão Catrimani, foi dispensada, conforme denúncia feita à Folha no final da tarde de ontem.

Da equipe médica multidisplinar da região do Xitei, local onde trabalhava uma equipe formada por sete pessoas, segundo o denunciante, restaram apenas duas missionárias da Diocese, as quais não atuariam na área de saúde.

Na Missão Catrimani a situação ainda é pior porque restou apenas um funcionário da Diocese para atender aquela população de índios, conforme uma das enfermeiras demitidas. Segundo ela, a justificativa da dispensa foi o repasse das atividades de saúde para a Funasa (Fundação Nacional de Saúde), conforme determinam as novas diretrizes de atenção básica à saúde indígena.

DIOCESE
A Folha tentou localizar na Casa de Cura e na Diocese de Roraima os responsáveis pelo convênio, Jean Marques e o diácono Augusto Monteiro, para saber sobre a veracidade da denúncia e qual a real situação de atendimento à saúde, após as dispensas.

Na Diocese, informaram que a Casa de Cura funcionava até as 16h. Indagado sobre o número do celular dos responsáveis pelo convênio, a recepcionista disse não saber informar.

Como a denúncia chegou por volta das 18h, não foi possível localizar o coordenador regional da Funasa, Ipojucan Carneiro, para saber qual procedimento seria adotado.

A informação de fontes da Diocese é que essa dispensa ocorre todas às vezes quando o convênio com a Funasa estiver próximo de encerrar. Neste caso, como o prazo vencerá no dia 31 deste mês, os funcionários estariam assinando aviso-prévio e podem ser contratados novamente quando um novo convênio for assinado.

Untitled Document
Coordenação Editorial: Bruce Albert (Assessor Antropológico CCPY) e Luis Fernando Pereira (Jornalista CCPY)


 

 

 


  Para informações adicionais favor enviar

  e-mail para o escritório central da
  Comissão Pró-Yanomami no seguinte
  endereço:
   
  proyanomamibv@proyanomami.org.br
   

Comissão Pró-Yanomami © 2007
A comissão incentiva a veiculação dos textos desde citadas as fontes.