Selecione o Periodo:
De
   
Até
 

 



Clique e acesse o projeto Cartografia Yanomami
 
Clique e acesse !
 
Clique e acesse !

 

Pesquisa Geral
 

Brasília,     


.  

 

 

 


Untitled Document

Esta seção procura seguir toda a atualidade Yanomami no Brasil e na Venezuela. Apresenta notícias produzidas pela Pró-Yanomami (CCPY) e outras ONGs, bem como notícias de imprensa. Propõe também comentários sobre eventos, publicações, exposições, filmes e websites de interesse no cenário Yanomami nacional e internacional.

Yanomami na Imprensa

Data: 3 - Março - 2004
Titulo: Crime na Reserva-Buscas continuam na reserva yanomami
Fonte: Folha de Boa Vista

A equipe formada por 40 agentes policiais federais designada para capturar os assassinos do servidor da Funai (Fundação Nacional do Índio), Valdes Marinho Lima, continua na área indígena Yanomami.

A delegada responsável pela parte operacional, Adriana Correia, disse ontem por telefone que as buscas devem continuar até que o assassino seja capturado. “Em princípio deve continuar e só mudará o rumo das investigações se ocorrer algum fato novo”, disse.

O delegado Rafael Fernandes Souza Dantas, responsável pelo inquérito que apura a morte do índio Xerente, começa a ouvir hoje os sobreviventes que faziam parte da equipe de Valdes na hora em que o servidor foi assassinado.

No total, são seis servidores a serem ouvidos. “Eles serão ouvidos para formalizar as investigações, agora o inquérito está dependendo do resultado dessa operação”, explicou. CASO – O servidor Valdes Marinho Lima, 39, foi assassinado a tiros no dia 23 de fevereiro, por garimpeiros que trabalhavam ilegalmente no Rio Couto Magalhães, na reserva Yanomami, próximo à região da maloca Paapiú, a noroeste do Estado de Roraima.

Ele fazia parte de uma equipe que estava investigando uma denúncia feita por líderes Yanomami durante a 35ª Assembléia dos Tuxauas, do Conselho Indígena de Roraima (CIR). Valdes fazia a guarda do local na hora do ataque dos garimpeiros. Ele foi morto com um tiro no tórax, disparado de espingarda calibre 12mm.

Untitled Document
Coordenação Editorial: Bruce Albert (Assessor Antropológico CCPY) e Luis Fernando Pereira (Jornalista CCPY)


 

 

 


  Para informações adicionais favor enviar

  e-mail para o escritório central da
  Comissão Pró-Yanomami no seguinte
  endereço:
   
  proyanomamibv@proyanomami.org.br
   

Comissão Pró-Yanomami © 2007
A comissão incentiva a veiculação dos textos desde citadas as fontes.