Selecione o Periodo:
De
   
Até
 

 



Clique e acesse o projeto Cartografia Yanomami
 
Clique e acesse !
 
Clique e acesse !

 

Pesquisa Geral
 

Brasília,     


.  

 

 

 


Untitled Document

Esta seção procura seguir toda a atualidade Yanomami no Brasil e na Venezuela. Apresenta notícias produzidas pela Pró-Yanomami (CCPY) e outras ONGs, bem como notícias de imprensa. Propõe também comentários sobre eventos, publicações, exposições, filmes e websites de interesse no cenário Yanomami nacional e internacional.

Notícias CCPY Urgente

Data: 27 - Fevereiro - 2004
Titulo: PF intercepta embarcação de garimpeiros próximos ao local do assassinato de servidor da Funai.
Fonte: Conselho Indígena de Roraima

Por volta das 15h30 de ontem, 26/2, o administrador da Funai em Roraima, Martinho Andrade Júnior, flagrou um grupo de garimpeiros no rio Couto Magalhães, próximo ao local onde foi executado o servidor do órgão indigenista federal, Valdes Marinho Lima, na última segunda-feira de carnaval, 23 de fevereiro.

O administrador comunicou o flagrante aos agentes da Polícia Federal que iniciaram desde ontem uma operação para capturar os suspeitos do crime. Usando um helicóptero Caçador da PF e uma aeronave bimotor, os agentes interceptaram o grupo de garimpeiros que rapidamente abandonou o barco, provavelmente com combustível e mantimentos, e fugiu mata adentro.

Devido a falta de condições para operar, o helicóptero Caçador não pôde pousar com os policiais para capturar os suspeitos. A rápida ação da Polícia Federal só foi possível porque 40 agentes do Comando de Operação Tática da PF estão baseados na terra indígena monitorando toda a movimentação de garimpeiros.

Um comunicado do administrador da Funai à presidência do órgão destaca que “os tripulantes do helicóptero, servidores da Polícia Federal, visualizaram que os garimpeiros quando em fuga portavam armas de fogo”.

Conselho Indígena de Roraima
27 de fevereiro de 2004

Untitled Document
Coordenação Editorial: Bruce Albert (Assessor Antropológico CCPY) e Luis Fernando Pereira (Jornalista CCPY)


 

 

 


  Para informações adicionais favor enviar

  e-mail para o escritório central da
  Comissão Pró-Yanomami no seguinte
  endereço:
   
  proyanomamibv@proyanomami.org.br
   

Comissão Pró-Yanomami © 2007
A comissão incentiva a veiculação dos textos desde citadas as fontes.