Selecione o Periodo:
De
   
Até
 

 



Clique e acesse o projeto Cartografia Yanomami
 
Clique e acesse !
 
Clique e acesse !

 

Pesquisa Geral
 

Brasília,     


.  

 

 

 


Untitled Document

Esta seção procura seguir toda a atualidade Yanomami no Brasil e na Venezuela. Apresenta notícias produzidas pela Pró-Yanomami (CCPY) e outras ONGs, bem como notícias de imprensa. Propõe também comentários sobre eventos, publicações, exposições, filmes e websites de interesse no cenário Yanomami nacional e internacional.

Yanomami na Imprensa

Data: 20 - Abril - 2004
Titulo: Semana do Índio-Indígenas de Raposa/Serra do Sol participam das comemorações
Fonte: Brasil Norte

A Semana do Índio foi aberta ontem pela manhã, no Museu Integrado de Roraima. O evento contou com a presença dos povos indígenas do Uiramutã, principalmente, e ainda do secretário da Secretaria Estadual do Ìndio, Orlando Justino, o deputado estadual Titonho Beserra e do presidente da Fundação do Meio Ambiente, Ciência e Tecnologia (Femact), Robério Araújo.

Além da parte solene, onde as autoridades expuseram suas opiniões sobre a situação do Índio em Roraima, em especial, a questão da demarcação da Raposa/Serra do Sol, cuja definição do presidente ficou para o dia 27 desde mês, uma exposição de materiais artesanais, comidas e bebidas indígenas e fotografias estão à disposição da população desde ontem, no Museu. A visita pode ser feita das 8 às 18 horas durante toda esta semana.

Também ficará à disposição da população, a exibição de filmes que retratam os povos indígenas. Os vídeos são: Kuarup (50 minutos), Boca do Ouro (26 minutos), Ritual de Flautas (34 minutos) e Índios do Brasil – seis filmes (16 minutos cada). As escolas e comunidades interessadas podem agendar os horários através do telefone 623-1733.

Exposição
Entre os materiais expostos estão a Aljava – um instrumento feito de bambu, couro de porco queixada e ponte de flecha com desenhos Yanomami; uma arcada dentária de porco queixada, que é usada pelos índios para lixar os arcos; uma mandíbula de piranha que é usada como tesoura pelos povos indígenas. O queixo de anta também faz parte da exposição. Esse material é utilizado pelos índios como troféu de caça.

Opiniões
Entre as autoridades que falaram ontem na solenidade, a importância do desenvolvimento dos povos indígenas é prioridade. O secretário estadual do Índio, Orlando Justino, disse que o governador Flamarion Portela tem se esforçado par dar melhor qualidade de vida aos povos indígenas. “A educação também tem se expandido nas comunidades indígenas”, disse.

Vice-prefeito
O vice-prefeito de Uiramutã, José Novaes, disse que a grande expectativa dos indígenas da região é quanto à demarcação. “Não sabemos mais o que pensar, já que a decisão foi passada para o dia 27 e aguardávamos para hoje (ontem)”, disse. Novaes afirmou que a esperança dos indígenas que a homologação garanta os direitos dos cidadãos que já moram nas suas residências, ou seja, deixar como está hoje. “Não se pode mudar isso, senão os índios ficarão isolados e perderão na produção”, afirmou.

Untitled Document
Coordenação Editorial: Bruce Albert (Assessor Antropológico CCPY) e Luis Fernando Pereira (Jornalista CCPY)


 

 

 


  Para informações adicionais favor enviar

  e-mail para o escritório central da
  Comissão Pró-Yanomami no seguinte
  endereço:
   
  proyanomamibv@proyanomami.org.br
   

Comissão Pró-Yanomami © 2007
A comissão incentiva a veiculação dos textos desde citadas as fontes.