Selecione o Periodo:
De
   
Até
 

 



Clique e acesse o projeto Cartografia Yanomami
 
Clique e acesse !
 
Clique e acesse !

 

Pesquisa Geral
 

Brasília,     


.  

 

 

 


Untitled Document

Esta seção procura seguir toda a atualidade Yanomami no Brasil e na Venezuela. Apresenta notícias produzidas pela Pró-Yanomami (CCPY) e outras ONGs, bem como notícias de imprensa. Propõe também comentários sobre eventos, publicações, exposições, filmes e websites de interesse no cenário Yanomami nacional e internacional.

Yanomami na Imprensa

Data: 26 - Maio - 2004
Titulo: Conselho Yanomami se reúne para aprovar Plano Distrital de Saúde
Fonte: Brasil Norte

O conselho distrital de saúde indígena Yanomami, Condisi-Yanomami, começou, no auditório do hotel Uiramutã, em Boa Vista, sua V reunião. Os conselheiros deverão aprovar até amanhã o Plano Distrital de Saúde 2003/2004. O quadro de metas e indicadores do plano distrital englobam ações em 15 áreas de atuação: saúde da criança, imunização, vigilância nutricional, saúde da mulher, prevenção e controle de doenças sexualmente transmissíveis, controle da tuberculose, controle de verminoses, controle de endemias (malária, oncocercose, acidente ofídico, leishmaniose, tracoma, tunga penetrans, hepatites, toxoplasmose, mansonelose), prevenção e controle de doenças crônico-degenarativas, saúde bucal, saúde mental, saneamento básico, rede de serviços, sistemas de informação, capacitação de recursos humanos, controle social e educação em saúde.

Áreas de atuação
As áreas de atuação foram definidas através da realização de duas oficinas de trabalho realizadas pelo DSEI-Yanomami. Para a chefa do distrito uma das principais preocupações das equipes de saúde é reduzir o número de infanticídios que elevaram o coeficiente de mortalidade infantil de 39,56 para 121 no ano de 2003, ao todo foram 68 crianças vítimas de infanticídio no ano passado.

Os índices esperados para cobertura vacinal no plano distrital prevêem homogeneidade de tetra e triviral de 95%.

Outro índice apresentado como meta é a notificação de nenhum caso de doenças imunopreviníveis.

Para o programa de saúde da mulher foram definidos índices de acompanhamento de 90% das gestantes com pré-natal e examinar 35% da população alvo do desenvolvimento de câncer de cérvico-uterino.

Malária
A malária foi diagnosticada durante anos pelos serviços de epidemiologia como o agravà a saúde mais preocupante da terra indígena Yanomami. No ano de 2003 não foram registrados óbitos por malária. Reduziu-se o índice parasitário anual, IPA, a 52,12%, em relação a índices que chegaram a alcançar indicadores que ultrapassavam os 200%. Desta forma, foi apresentada meta de manutenção de nenhum óbito por malária e redução do IPA a índices menores que 50%.

A fragmentação de ações e procedimentos foi apontada como um dos problemas nos serviços de recuperação, promoção e prevenção da saúde ofertados na área Yanomami. Estão sendo definidas as metas que prevêem a constituição de protocolos de ação para 100% das rotinas e acompanhamento dos serviços em 100% dos pólos-base. O fortalecimento do controle social também será um dos pontos que os conselheiros estarão debatendo nos dois dias. O objetivo é fortalecer a atuação dos conselhos locais e distrital foram definidas metas que apontam para realização de dois cursos de capacitação de conselheiros e a produção de material didático e documentos gerados pelo Condisi nas línguas dos conselheiros.

Untitled Document
Coordenação Editorial: Bruce Albert (Assessor Antropológico CCPY) e Luis Fernando Pereira (Jornalista CCPY)


 

 

 


  Para informações adicionais favor enviar

  e-mail para o escritório central da
  Comissão Pró-Yanomami no seguinte
  endereço:
   
  proyanomamibv@proyanomami.org.br
   

Comissão Pró-Yanomami © 2007
A comissão incentiva a veiculação dos textos desde citadas as fontes.