Selecione o Periodo:
De
   
Até
 

 



Clique e acesse o projeto Cartografia Yanomami
 
Clique e acesse !
 
Clique e acesse !

 

Pesquisa Geral
 

Brasília,     


.  

 

 

 


Untitled Document

Esta seção procura seguir toda a atualidade Yanomami no Brasil e na Venezuela. Apresenta notícias produzidas pela Pró-Yanomami (CCPY) e outras ONGs, bem como notícias de imprensa. Propõe também comentários sobre eventos, publicações, exposições, filmes e websites de interesse no cenário Yanomami nacional e internacional.

Yanomami na Imprensa

Data: 7 - Julho - 2004
Titulo: Queda de aeronave - Servidores da Funasa e piloto sobrevivem
Fonte: Folha de Boa Vista-Daniela Meller

Os três servidores da Funasa (Fundação Nacional de Saúde) e o piloto sobreviveram à queda do avião particular Cesna-182, prefixo PT-DAP terceirizada pela empresa Anauá Táxi Aéreo. A aeronave caiu na tarde de segunda-feira na Reserva Yanomami, na região da aldeia de Ericó, distante 180 quilômetros de Boa Vista. Eles chegaram no final da tarde de ontem no hangar do governo, no Aeroporto Internacional de Boa Vista.

Os microscopistas Francisco Severino Richil Bezerra, 37, mais conhecido como Neto, Izanilton Ferreira Lima, 30, e o auxiliar de enfermagem Paulo Marcos Ferreira da Silva, 25, chegaram por volta das 18h em um avião monomotor pertencente à empresa Ninbus. Cerca de 20 minutos depois o piloto da aeronave, Alexandre Colulillo de Moraes, 25, que sofreu ferimentos mais graves, chegou em um helicóptero pertencente ao Governo do Estado.

O resgate do piloto foi feito, segundo informações do subcomandante geral do Corpo de Bombeiros, coronel Paulo Sérgio, por uma das equipes da Companhia de Busca e Salvamento (CBS), composta pelo subtenente Alencar, pelos sargentos George e Vanderlan.

As outras vítimas foram socorridas pelo helicóptero do governo com o apoio dos militares da Força Aérea Brasileira (FAB). Como os funcionários da Funasa tiveram ferimentos mais leves, foram transportados no monomotor e o piloto foi trazido à Capital no helicóptero.

Segundo informações do coronel, o acidente ocorreu por volta das 15h18 de segunda-feira, mas só no final da tarde as poucas informações sobre a possível queda chegaram ao comando. Antes de o avião cair, o piloto teria conseguido manter contato com uma outra aeronave que estava em solo.

Devido à falta de visibilidade e teto, somente na manhã de ontem, por volta das 9h50, a equipe da CBS se deslocou ao local, distante 1h30 de vôo da Capital. Meia hora depois, receberam a informação da Base Aérea de Boa Vista que poderiam retornar, pois a aeronave já havia sido encontrada.

No início da tarde de ontem, a equipe recebeu um novo comunicado para retornarem ao local e prestar apoio. Segundo o subtenente Alencar, por volta das 15h40 de ontem chegaram na pequena clareira aberta no meio da mata por conta da queda do avião. Duas horas depois conseguiram resgatar o piloto e fazer o traslado de Alexandre até Boa Vista. Assim que aportaram no hangar, todos os sobreviventes foram transportados até o Pronto Socorro Francisco Elesbão (PS) em duas viaturas do Resgate Urbano a Acidentados (RUA).

Segundo informações, o piloto sofreu fratura na clavícula esquerda, em uma das costelas, um corte profundo na cabeça, além de várias escoriações pelo corpo. Os funcionários da Funasa sofreram apenas escoriações e nenhum deles corre risco de perder a vida.

DESTINO – A aeronave caiu dez minutos depois de sair da Aldeia Ericó. Dois dos funcionários, que já estavam na reserva há 15 dias, estavam retornando para Boa Vista, sendo que um deles iria ficar na região do Uraricuera por 30 dias. De lá, o avião seguiria para a Capital, o que não ocorreu.

Untitled Document
Coordenação Editorial: Bruce Albert (Assessor Antropológico CCPY) e Luis Fernando Pereira (Jornalista CCPY)


 

 

 


  Para informações adicionais favor enviar

  e-mail para o escritório central da
  Comissão Pró-Yanomami no seguinte
  endereço:
   
  proyanomamibv@proyanomami.org.br
   

Comissão Pró-Yanomami © 2007
A comissão incentiva a veiculação dos textos desde citadas as fontes.