Selecione o Periodo:
De
   
Até
 

 



Clique e acesse o projeto Cartografia Yanomami
 
Clique e acesse !
 
Clique e acesse !

 

Pesquisa Geral
 

Brasília,     


.  

 

 

 


Untitled Document

Esta seção procura seguir toda a atualidade Yanomami no Brasil e na Venezuela. Apresenta notícias produzidas pela Pró-Yanomami (CCPY) e outras ONGs, bem como notícias de imprensa. Propõe também comentários sobre eventos, publicações, exposições, filmes e websites de interesse no cenário Yanomami nacional e internacional.

Notícias CCPY Urgente

Data: 9 - Julho - 2004
Titulo: Professores Yanomami prestarão concurso
Fonte: CCPY – Comissão Pró-Yanomami, Boletim nº 51

Os professores Yanomami serão submetidos a concurso público específico e diferenciado, respeitando, principalmente, a língua indígena. Com base nessa orientação, será realizada até o final deste ano a primeira seleção para a contratação de professores yanomami pela Secretaria de Educação de Roraima. A intenção da secretária de Educação, Lenir Veras, é contratar os primeiros professores yanomami do estado até janeiro de 2005, antes do início do próximo ano letivo.

Já foi criada uma comissão para redigir o edital e definir o processo seletivo. Dentre os integrantes dessa comissão estão o professor Enilton André, da Organização de Professores Indígenas de Roraima (Opir), e Fausto Madulão, integrante da Comissão Nacional de Professores Indígenas, instituição que tem interlocução direta com o Ministério da Educação. "Recebemos vários pedidos de contratação dos professores e já estamos providenciando os procedimentos para o reconhecimento desses indígenas", afirmou Lenir Veras ao anunciar, no dia 16 de junho, a decisão do governo estadual em reunião com 24 professores yanomami e com Marcos de Oliveira, coordenador do Programa de Educação Intercultural (PEI) da Comissão Pró-Yanomami.

A Comissão Pró-Yanomami, por seu reconhecido trabalho com o PEI, também participará da definição do conteúdo dos exames seletivos, embora não tenha representante na comissão criada pela Secretaria de Educação de Roraima. A iniciativa do governo estadual atende a uma antiga reivindicação dos professores yanomami que queriam ser reconhecidos e contratados pelo estado.

A secretária afirmou que a decisão de realizar o concurso público surgiu do reconhecimento das 62 escolas yanomami que precedeu o Censo Escolar e as visitas dos técnicos da Secretaria de Educação nas áreas indígenas. Desse total, 38 escolas estão sob a responsabilidade direta da CCPY. O restante está a cargo da Diocese de Roraima e da Urihi-Saúde Yanomami, que deixou de atuar na área a partir do, dia 2 de julho. Os professores Yanomami candidatos ao concurso contarão com uma bolsa-auxílio, que será custeada pelo governo do Estado de Roraima, até que as provas sejam aplicadas.

Untitled Document
Coordenação Editorial: Bruce Albert (Assessor Antropológico CCPY) e Luis Fernando Pereira (Jornalista CCPY)


 

 

 


  Para informações adicionais favor enviar

  e-mail para o escritório central da
  Comissão Pró-Yanomami no seguinte
  endereço:
   
  proyanomamibv@proyanomami.org.br
   

Comissão Pró-Yanomami © 2007
A comissão incentiva a veiculação dos textos desde citadas as fontes.