Selecione o Periodo:
De
   
Até
 

 



Clique e acesse o projeto Cartografia Yanomami
 
Clique e acesse !
 
Clique e acesse !

 

Pesquisa Geral
 

Brasília,     


.  

 

 

 


Untitled Document

Esta seção procura seguir toda a atualidade Yanomami no Brasil e na Venezuela. Apresenta notícias produzidas pela Pró-Yanomami (CCPY) e outras ONGs, bem como notícias de imprensa. Propõe também comentários sobre eventos, publicações, exposições, filmes e websites de interesse no cenário Yanomami nacional e internacional.

Notícias CCPY Urgente

Data: 9 - Julho - 2004
Titulo: Saúde yanomami volta a ser responsabilidade direta da Funasa
Fonte: CCPY – Comissão Pró-Yanomami, Boletim nº 51

Untitled Document Desde o último dia 2 de julho , a organização não-governamental Urihi-Saúde Yanomami não é mais a responsável pela assistência médica ao povo Yanomami, assistência essa que havia assumido a pedido da FUNASA desde 1999. Em quase cinco anos de trabalho na Terra Indígena Yanomami, a Urihi conseguiu reverter a dramática situação sanitária enfrentada pela população indígena desde o início da grande invasão garimpeira no fim dos anos 1980. Nesse período, reduziu quase que totalmente a incidência de malária na Terra Indígena e em 65% os óbitos por desnutrição. Depois de ter sido quase dizimada pelos garimpeiros, a população Yanomami vem crescendo a uma taxa de 4% nos últimos anos. A Urihi também formou 33 microscopistas yanomami, o que muito contribuiu para a erradicação da malária nas áreas sob sua assistência.

Apesar desse excepcional desempenho da Urihi, a assistência sanitária aos Yanomami voltou a ser responsabilidade direta da Fundação Nacional de Saúde (Funasa) em conformidade com as novas diretrizes para a política de atenção à saúde indígena do atual Governo (estabelecidas pela Portaria nº 70 de 20.01.2004). Essas medidas reduzem as parcerias não-governamentais a “ações complementares”, das quais as principais são o recrutamento de recursos humanos, ações educativas e controle social.

Nesse novo contexto, a Funasa assinou no dia 15 de junho um convênio com a Fundação Universidade de Brasília (FUB), que será encarregada das "ações complementares" previstas pela nova política. O convênio de n° 14/2004, conforme extrato publicado no Diário Oficial da União de 18/7, tem vigência de 12 meses e como objeto geral "a execução de ações de assistência à saúde dos povos indígenas". Prevê-se um orçamento de R$ 2.990.570,30 para que a FUB execute essa política. Os objetivos específicos ainda não foram divulgados.

Untitled Document
Coordenação Editorial: Bruce Albert (Assessor Antropológico CCPY) e Luis Fernando Pereira (Jornalista CCPY)


 

 

 


  Para informações adicionais favor enviar

  e-mail para o escritório central da
  Comissão Pró-Yanomami no seguinte
  endereço:
   
  proyanomamibv@proyanomami.org.br
   

Comissão Pró-Yanomami © 2007
A comissão incentiva a veiculação dos textos desde citadas as fontes.