Selecione o Periodo:
De
   
Até
 

 



Clique e acesse o projeto Cartografia Yanomami
 
Clique e acesse !
 
Clique e acesse !

 

Pesquisa Geral
 

Brasília,     


.  

 

 

 


Untitled Document

Esta seção procura seguir toda a atualidade Yanomami no Brasil e na Venezuela. Apresenta notícias produzidas pela Pró-Yanomami (CCPY) e outras ONGs, bem como notícias de imprensa. Propõe também comentários sobre eventos, publicações, exposições, filmes e websites de interesse no cenário Yanomami nacional e internacional.

Notícias CCPY Urgente

Data: 22 - Outubro - 2004
Titulo: Professores yanomami concluem a quarta etapa do curso de formação para o magistério
Fonte: CCPY – Comissão Pró-Yanomami, Boletim nº 54

No período de 16 de agosto a 2 de outubro, 24 professores Yanomami das regiões do Demini, Toototobi, Parawau, Homoxi, Alto Catrimani, Paapiu e Kayanau participaram da quarta edição do curso de formação para o magistério organizado pela CCPY. Os futuros docentes tiveram as aulas divididas em cinco módulos: pedagogia (currículo das escolas yanomami), aritmética (operações, pesos e medidas, calendário), geografia (biomas brasileiros), história (ocupação da Amazônia) e ciências naturais (energia e meio ambiente).

Os professores indígenas Kaxinawá Ixã e Isa, da Organização dos Professores Indígenas do Acre (Opiac) participaram deste quarto curso como consultores no módulo de pedagogia. Além das aulas teóricas da maioria das disciplinas, o módulo de ciências naturais levou os futuros docentes yanomami a uma visita à hidrelétrica de Balbina, situada no município de Presidente Figueiredo (AM), a cerca de 700 quilômetros de Boa vista.

Ao contrário das edições anteriores do curso, o português foi a língua dominante nessa quarta fase, de modo a garantir maior fluidez no uso do idioma, depois que a escrita da língua yanomami foi consolidada nos três anos anteriores.

Segundo Marcos Wesley Oliveira, coordenador do Programa de Educação da CCPY, nos próximos anos, serão organizados dois cursos anuais de formação de professores yanomami, intensificando essa formação.

O quarto curso contou com o apoio financeiro da Fundação Rainforest da Noruega (RFN/OD), da Fundação Nacional do Índio (Funai) e da Secretaria de Educação, Cultura e Desportos do Estado de Roraima.

Contratação – Apesar da crise política envolvendo o governo de Roraima, a Secretaria de Educação do estado segue firme nas ações para a contratação dos professores yanomami. No próximo dia 31 de outubro, será realizado o primeiro processo seletivo simplificado. Os aprovados serão então contratados como “Professores de língua indígena”. A partir de janeiro de 2005, eles passarão a receber por essa função um salário da Secretaria de Educação de Roraima. Até essa contratação, os professores yanomami continuarão como bolsistas, com remuneração garantida por meio de convênio firmado entre a Secretaria de Educação de Roraima e a CCPY.

Untitled Document
Coordenação Editorial: Bruce Albert (Assessor Antropológico CCPY) e Luis Fernando Pereira (Jornalista CCPY)


 

 

 


  Para informações adicionais favor enviar

  e-mail para o escritório central da
  Comissão Pró-Yanomami no seguinte
  endereço:
   
  proyanomamibv@proyanomami.org.br
   

Comissão Pró-Yanomami © 2007
A comissão incentiva a veiculação dos textos desde citadas as fontes.