Selecione o Periodo:
De
   
Até
 

 



Clique e acesse o projeto Cartografia Yanomami
 
Clique e acesse !
 
Clique e acesse !

 

Pesquisa Geral
 

Brasília,     


.  

 

 

 


Untitled Document

Esta seção procura seguir toda a atualidade Yanomami no Brasil e na Venezuela. Apresenta notícias produzidas pela Pró-Yanomami (CCPY) e outras ONGs, bem como notícias de imprensa. Propõe também comentários sobre eventos, publicações, exposições, filmes e websites de interesse no cenário Yanomami nacional e internacional.

Notícias CCPY Urgente

Data: 27 - Março - 2004
Titulo: Incoerência e truculência são a marca da condução da Funasa nas negociações de parceria com as ONGs para a continuidade das ações de saúde para os povos indígenas
Fonte: Urihi-Saúde Yanomami

Comunicado Pró-Yanomami

Incoerência e truculência são a marca da condução da FUNASA nas negociações de parceria com as ONGs para a continuidade das ações de saúde para os povos indígenas.


Durante a reunião ocorrida no dia 25 de março em Brasília, não houve acordo entre a organização não governamental Urihi e a FUNASA para a assinatura de um novo convênio para dar continuidade às ações de saúde para cerca de 50% da população Yanomami.

Durante o encontro ficou evidente o intransigente interesse da direção da FUNASA de assumir o controle de recursos essenciais para a assistência no Distrito Sanitário Yanomami (DSY), como o transporte aéreo e terrestre e a compra de medicamentos e combustíveis, sem que o órgão tenha realizado qualquer ação concreta no sentido de adquirir capacidades técnica e operacional para tanto.

É importante lembrar que, durante a década de 90, quando a FUNASA foi responsável pela execução direta das ações no DSY e a situação de saúde dos Yanomami era um escândalo internacional, ocorreram graves crises de abastecimento e falta de transporte por deficiências operacionais, além de inúmeras irregularidades já apuradas por auditorias oficiais.

A Urihi não se opõe à transferência da totalidade ou de parte de suas atividades atuais no DSY para a FUNASA. Pelo contrário, desejamos unicamente que esta transição ocorra de forma responsável, a partir de um processo de fortalecimento técnico, administrativo e político da instituição que garanta que as extraordinárias conquistas na saúde dos Yanomami não sejam ameaçadas.

Ficou acertado que o convênio da Urihi, assim como os da Diocese de RR, Secoya e IBDS, que também atuam no DSY, serão prorrogados por um prazo de 3 meses, período no qual será elaborado o Plano Distrital 2004/2005, a ser aprovado no Conselho Distrital de Saúde, com a participação das lideranças indígenas.

Esperamos que no decorrer deste tempo o governo reavalie a condução da implantação das novas diretrizes, colocando o interesse público em primeiro lugar.


Urihi-Saúde Yanomami

Boa vista, 27 de março de 2004

Untitled Document
Coordenação Editorial: Bruce Albert (Assessor Antropológico CCPY) e Luis Fernando Pereira (Jornalista CCPY)


 

 

 


  Para informações adicionais favor enviar

  e-mail para o escritório central da
  Comissão Pró-Yanomami no seguinte
  endereço:
   
  proyanomamibv@proyanomami.org.br
   

Comissão Pró-Yanomami © 2007
A comissão incentiva a veiculação dos textos desde citadas as fontes.