Selecione o Periodo:
De
   
Até
 

 



Clique e acesse o projeto Cartografia Yanomami
 
Clique e acesse !
 
Clique e acesse !

 

Pesquisa Geral
 

Brasília,     


.  

 

 

 


Untitled Document

Esta seção procura seguir toda a atualidade Yanomami no Brasil e na Venezuela. Apresenta notícias produzidas pela Pró-Yanomami (CCPY) e outras ONGs, bem como notícias de imprensa. Propõe também comentários sobre eventos, publicações, exposições, filmes e websites de interesse no cenário Yanomami nacional e internacional.

Notícias CCPY Urgente

Data: 19 - Janeiro - 2005
Titulo: Primeiros Professores Yanomami são aprovados em concurso
Fonte: CCPY – Comissão Pró-Yanomami, Boletim nº 58

Untitled Document

Um grupo de 16 professores Yanomami foi aprovado no concurso realizado pela Secretaria de Educação de Roraima para o preenchimento de 214 vagas para docentes de Língua Indígena. Além dos Yanomami, concorreram professores das etnias Waiwai, Yekuana, Makuxi e Wapixana. As provas objetivas foram aplicadas no dia 5 de dezembro 2004. O processo seletivo foi concluído em 2 de janeiro de 2005 com a entrega de documentos de título.

O resultado deverá ser anunciado oficialmente em breve. Apesar deste sucesso, os professores indígenas continuam inseguros quanto à sua contratação. Nenhum representante do Núcleo de Educação Indígena da Secretaria de Educação do estado de Roraima deu sinais de que vai cumprir essa promessa que foi feita ainda na administração anterior. Em julho de 2004, a ex-secretária estadual de Educação, Lenir Veras, havia garantido a contratação de professores Yanomami aprovados a partir de janeiro de 2005.

No entanto, a crise instalada no governo estadual em 2004 mudou a configuração política do Executivo de Roraima, com o retorno ao cargo do ex-governador Ottomar Pinto, substituindo o governador Flamarion Portela. Apesar de o processo seletivo não ter sido interrompido, a incerteza sobre as contratações é hoje a maior preocupação dos professores concursados.

Untitled Document
Coordenação Editorial: Bruce Albert (Assessor Antropológico CCPY) e Luis Fernando Pereira (Jornalista CCPY)


 

 

 


  Para informações adicionais favor enviar

  e-mail para o escritório central da
  Comissão Pró-Yanomami no seguinte
  endereço:
   
  proyanomamibv@proyanomami.org.br
   

Comissão Pró-Yanomami © 2007
A comissão incentiva a veiculação dos textos desde citadas as fontes.