Selecione o Periodo:
De
   
Até
 

 



Clique e acesse o projeto Cartografia Yanomami
 
Clique e acesse !
 
Clique e acesse !

 

Pesquisa Geral
 

Brasília,     


.  

 

 

 


Untitled Document

Esta seção procura seguir toda a atualidade Yanomami no Brasil e na Venezuela. Apresenta notícias produzidas pela Pró-Yanomami (CCPY) e outras ONGs, bem como notícias de imprensa. Propõe também comentários sobre eventos, publicações, exposições, filmes e websites de interesse no cenário Yanomami nacional e internacional.

Notícias CCPY Urgente

Data: 26 - Novembro - 2004
Titulo: Introdução
Fonte: CCPY – Comissão Pró-Yanomami, Boletim nº 56

No dia 23 de setembro último, uma funcionária recentemente contratada pela FUNASA sofreu uma agressão por parte do pai de uma criança Yanomami falecida em Homoxi. Preocupada com a gravidade do fato, a CCPY solicitou aos Yanomami de Homoxi que esclarecessem o incidente. O documento apresentado a seguir relata o incidente. Esse episódio dramático exemplifica a precariedade do atendimento sanitário implantado na Terra Indígena Yanomami pela FUNASA-RR desde que esta reassumiu a gestão direta do Distrito Sanitário Yanomami (DSY) em 2 de julho último. Desde então já foram registradas onze mortes nas regiões yanomami atendidas pela FUNASA. Outros graves incidentes confirmando essa precariedade são enumerados na carta das associações Yanomami HUTUKARA e AYRCA que também apresentamos aqui.

Diante da deterioração dos serviços de atendimento à saúde em campo, a CCPY considera uma prioridade absoluta a convocação do Conselho Distrital do DSY a fim de que a avaliação dos próprios Yanomami sobre o desempenho das equipes de saúde seja ouvida e suas reivindicações sejam atendidas o mais rapidamente possível.

Untitled Document
Coordenação Editorial: Bruce Albert (Assessor Antropológico CCPY) e Luis Fernando Pereira (Jornalista CCPY)


 

 

 


  Para informações adicionais favor enviar

  e-mail para o escritório central da
  Comissão Pró-Yanomami no seguinte
  endereço:
   
  proyanomamibv@proyanomami.org.br
   

Comissão Pró-Yanomami © 2007
A comissão incentiva a veiculação dos textos desde citadas as fontes.