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Esta seção procura seguir toda a atualidade Yanomami no Brasil e na Venezuela. Apresenta notícias produzidas pela Pró-Yanomami (CCPY) e outras ONGs, bem como notícias de imprensa. Propõe também comentários sobre eventos, publicações, exposições, filmes e websites de interesse no cenário Yanomami nacional e internacional.

Notícias CCPY Urgente

Data: 26 - Novembro - 2004
Titulo: Morte de criança Yanomami causa conflito com funcionária da Funasa em Homoxi
Fonte: CCPY – Comissão Pró-Yanomami, Boletim nº 56

Homoxi, 14 de novembro de 2004

Sim, eu escrevo [aqui] o que disse Edimilson, habitante da aldeia do Xere u. Foi assim que aconteceu com a enfermeira Simone. Edimilson chegou [do Xere u] aqui no posto com um bebê muito doente, porém, a enfermeira Simone estava [justamente] indo na direção oposta, para a aldeia de Xere u. Por isso Edimilson lhe disse: “sim, Simone, lá em Xere u todo mundo está com saúde, você não precisa ir lá, só o meu bebê aqui é que está muito doente e por isso trouxe ele aqui, para você tratá-lo direito aqui”. Mas, apesar destas palavras, ela continuou a caminhada para Xereu e deixou o filho [de Edimilson] morrer aqui, e, naquele momento, Edimilson voltou para casa [Xere u] com muita raiva.

Por isso, quando encontrou a enfermeira Simone de novo [em Xere u], ele logo deu uma paulada na cabeça dela. Quase a mata, mas os outros Yanomami o seguraram e a enfermeira voltou viva [para o posto Homoxi]. Foi assim que aconteceu, por isso recolhi estas palavras [de Edimilson]: “Apesar de não ir para Xere u há muito tempo, ela foi para minha maloca logo que cheguei [ao posto] com meu filho muito doente e assim deixou morrer meu filho”. Foi assim que ele pensou e por isso quase a matou. Sendo assim, eu escrevi estas palavras direito. Assim foi o caso de Edimilson.

Emilio Sisipino Yanomami Homoxi theri
(Segundo Secretário da Hutukara Associação Yanomami)

Texto Yanomami original:

Homoxi, 14 de novembro de 2004

Awei, Edimilson Xereu theri ya e thë ã oniprarema. Hapënaha enfermeira Simone a kuama. Hoyam+ Homoxi ham+ Edimilson na+ kama ihurupë e kãe haari kopema makii Xereu ham+ ai thëpë Simone enfermeira a nom+h+rayohuruma. Kuë yaro hapënaha Edimilson e kuma: “awei Simone, kiham+ Xereu ham+ ai thëpë komi temi totihi xoa yaro kiham+ wa huu n+mai, hoyam+ kami yan+ ipa mori ihuru a ninia hikirayuwei yaa kãe xaari kõahikipema yaro, xaari wa a xiro h+r+ma+ xariru”. +naha a kuma makii Xereu ham+ a kua he yatirayoma yaro+h+ tëhë kama ihurupë e nomaahëmarema, kuë yaro +h+ tëhë Edimilson a wãyã koa hëa kopohuruma.

+naha kua yaro Simone enfermeira a kuo paa tëhë a he xëaxoapema. +h+ mori yai xëprarema makii ai yanomae thëpën+ Edimilson a huërema yarohe enfermeira Simone a temi kopohuruma. inaha kuë yaro ya thëã koprarema. “Xereu ham+ yutu a hunimi makii ipa ihuru ya kãe nini mahi waroo tëhë ipa yano ham+ aha ar+n+ ipa ihuru a nomaa itikomarema” +naha a pihi kurayoma yaro a mori xëprarema. Kuë yaro +h+ ya thë ã xaari oniprarema.

Awei +naha história do Edimilson e thë ã kutaoma

Emilio Sisipino Yanomami Homoxi theri

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Coordenação Editorial: Bruce Albert (Assessor Antropológico CCPY) e Luis Fernando Pereira (Jornalista CCPY)


 

 

 


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