Selecione o Periodo:
De
   
Até
 

 



Clique e acesse o projeto Cartografia Yanomami
 
Clique e acesse !
 
Clique e acesse !

 

Pesquisa Geral
 

Brasília,     


.  

 

 

 


Untitled Document

Esta seção procura seguir toda a atualidade Yanomami no Brasil e na Venezuela. Apresenta notícias produzidas pela Pró-Yanomami (CCPY) e outras ONGs, bem como notícias de imprensa. Propõe também comentários sobre eventos, publicações, exposições, filmes e websites de interesse no cenário Yanomami nacional e internacional.

Yanomami na Imprensa

Data: 21 - Janeiro - 2005
Titulo: Diretor nega aumento de malária na área Yanomami
Fonte: Brasil Norte

Indagado sobre o aumento dos casos de malária na área Yanomami, Teixeira afirmou com exclusividade ao BN que essa doença teve grande projeção em todo o Estado, e não somente nessa área indígena. O número exato ainda não foi tabulado pela Funasa. Ele disse que não compete à Funasa a política migratória de agricultores e garimpeiros para as áreas indígenas. “A região passa a ser foco da doença quando há essas migrações”, disse.

Conforme ele, a Fundação está atenta aos casos de malária, uma vez que já existem técnicos na área Yanomami, bem como no Distrito Leste. “Esses profissionais têm larga experiência no combate a essa doença”, afirmou, ao acrescentar que agora quem cuida da saúde Yanomami é a Universidade de Brasília (UNB), sendo que a Funasa planeja, executa e supervisiona todas as ações. “Temos consciência de que o perfil da saúde indígena na área Yanomami melhorou consideravelmente”. Quanto ao número de pessoal trabalhando no combate a diversas doenças, Teixeira afirmou que são ao todo 170 técnicos que desenvolvem um trabalho permanente e não de campanhas temporárias.

Orçamento
No ano passado, a Funasa investiu R$ 30 milhões em saúde indígena. Desses, R$ 16 milhões foram destinados apenas para as atividades na área Yanomami. O orçamento deste ano ainda está sendo discutido e logo em seguida será encaminhado à Brasília. (L.F.)

Untitled Document
Coordenação Editorial: Bruce Albert (Assessor Antropológico CCPY) e Luis Fernando Pereira (Jornalista CCPY)


 

 

 


  Para informações adicionais favor enviar

  e-mail para o escritório central da
  Comissão Pró-Yanomami no seguinte
  endereço:
   
  proyanomamibv@proyanomami.org.br
   

Comissão Pró-Yanomami © 2007
A comissão incentiva a veiculação dos textos desde citadas as fontes.