Selecione o Periodo:
De
   
Até
 

 



Clique e acesse o projeto Cartografia Yanomami
 
Clique e acesse !
 
Clique e acesse !

 

Pesquisa Geral
 

Brasília,     


.  

 

 

 


Untitled Document

Esta seção procura seguir toda a atualidade Yanomami no Brasil e na Venezuela. Apresenta notícias produzidas pela Pró-Yanomami (CCPY) e outras ONGs, bem como notícias de imprensa. Propõe também comentários sobre eventos, publicações, exposições, filmes e websites de interesse no cenário Yanomami nacional e internacional.

Yanomami na Imprensa

Data: 2 - Fevereiro - 2005
Titulo: Indígenas debatem Saúde Yanomami
Fonte: Folha de Boa Vista

Esta é a VI Reunião do Conselho Distrital Yanomami e Ye’kuana, que tem por objetivo avaliar as ações de assistência à saúde prestada pelas instituições como a Funasa e Ongs que atuam na área, além de propostas para melhorar o atendimento aos indígenas.

As entidades participantes também vão rever a composição do Conselho Distrital e manter ou mudar os conselheiros. Participam do grupo representantes da Funasa, Exército, Diocese, CIR, UriHi, Sesau e Funai.

“Todos os que prestam serviços na área Yanomami, tanto no Amazonas como em Roraima, estão nesse encontro. As propostas de saúde estão sendo implementadas e avaliamos como positiva a atuação na região, pois melhoramos questões como mortalidade infantil, índices de malária e tuberculose com as equipes mais presentes nas aldeias”, explicou Fátima Nascimento, chefe do Distrito Sanitário da Funasa.

Contrariando as palavras da coordenadora, os indígenas que palestraram no encontro, reclamaram do atendimento precário, falta de remédios, descontinuidade da vacinação nas crianças e aumento de doenças.

Roberto Yanomami, representante da aldeia Surucucu, disse que os problemas de saúde aumentaram apesar das últimas reuniões ocorridas do Conselho Distrital. “Temos verminose e gripe, e têm pessoas adoecendo nas aldeias, de malária e tuberculose. Os índios estão adoecendo, e não estão tendo cura. Nós temos medo de vir para Boa Vista porque aqui ‘cortam a gente’, e ficamos com cicatrizes e não resolvemos o nosso problema de doença. Nós precisamos de mais remédios e pessoas que possam trazer esses remédios para a gente e realmente nos curem. Nós queremos saúde”, finalizou.

O encontro dura até quinta-feira, 3, na casa de cura, localizada na BR 174.

Untitled Document
Coordenação Editorial: Bruce Albert (Assessor Antropológico CCPY) e Luis Fernando Pereira (Jornalista CCPY)


 

 

 


  Para informações adicionais favor enviar

  e-mail para o escritório central da
  Comissão Pró-Yanomami no seguinte
  endereço:
   
  proyanomamibv@proyanomami.org.br
   

Comissão Pró-Yanomami © 2007
A comissão incentiva a veiculação dos textos desde citadas as fontes.