Selecione o Periodo:
De
   
Até
 

 



Clique e acesse o projeto Cartografia Yanomami
 
Clique e acesse !
 
Clique e acesse !

 

Pesquisa Geral
 

Brasília,     


.  

 

 

 


Untitled Document

Esta seção procura seguir toda a atualidade Yanomami no Brasil e na Venezuela. Apresenta notícias produzidas pela Pró-Yanomami (CCPY) e outras ONGs, bem como notícias de imprensa. Propõe também comentários sobre eventos, publicações, exposições, filmes e websites de interesse no cenário Yanomami nacional e internacional.

Yanomami na Imprensa

Data: 4 - Fevereiro - 2005
Titulo: Índios Yanomami reclamam da saúde e Funasa anuncia mudanças
Fonte: Folha de Boa Vista

Terminou ontem a VI Reunião do Conselho Distrital Yanomami e Ye’kuana que estava ocorrendo na Casa de Cura, localizada na BR-174. Estavam sendo avaliadas as ações propostas e executadas em 2004, além das atividades que serão implementadas em 2005. Participaram do evento cerca de 30 representantes indígenas, além de representantes da Funasa, Exército, Diocese, CIR, Urihi, Sesau e Funai.

O coordenador regional da Funasa, Ramiro Teixeira, confirmou que as reclamações dos indígenas ainda são constantes em relação ao atendimento e à saúde praticada na área Yanomami.

Os índios apontam como dados negativos em relação à saúde a insuficiência na quantidade de medicamentos para atender as malocas. Outra reclamação é em relação ao excesso de baratas na área, que já se tornou uma praga nas malocas, além dos índios com doenças ocasionadas por bichos-de-pé.

“Precisamos dar maior atenção e atendimento às populações indígenas nessas questões que são de fundamental importância. Outro ponto abordado foi no atendimento hospitalar na cidade. Eles se queixam que não são bem atendidos, até por questões culturais e temos que dar maior atenção a isso”, acrescentou Teixeira.

O coordenador assegurou que neste sentido já estão sendo tomadas providências para que o atendimento às populações indígenas seja feito de forma diferenciada.

“Nós contatamos o secretário de Saúde do Estado e está sendo feita uma enfermaria na maternidade para atendimento diferenciado e específico à população indígena. O atendimento ambulatorial especializado está sendo feito no Coronel Mota, com acompanhamento da casa de Saúde Indígena”, disse.

Para Ramiro Teixeira, diversas melhorias já foram implantadas e os resultados estão claros na diminuição do índice de mortalidade infantil, diminuição do índice de tuberculose na área Yanomami e aumento da cobertura vacinal.

“Na avaliação de 2004 que fizemos, durante o período que a Funasa assumiu a execução da saúde indígena, os dados refletem de maneira muito clara a positividade das ações. Elas refletem que estamos orientando as atividades no caminho correto”, explicou.

Para 2005 serão executados programas normais de atenção integral à saúde indígena, intensificação das ações e aumento da cobertura. “Teremos atendimento odontológico, a sistemática de suprimentos de medicamentos na área será modificada, investiremos na formação de agentes indígenas de saúde, usando as pessoas da área Yanomami para que haja uma maior compatibilidade entre a medicina tradicional e a cultura indígena”, afirmou Ramiro Teixeira.

Untitled Document
Coordenação Editorial: Bruce Albert (Assessor Antropológico CCPY) e Luis Fernando Pereira (Jornalista CCPY)


 

 

 


  Para informações adicionais favor enviar

  e-mail para o escritório central da
  Comissão Pró-Yanomami no seguinte
  endereço:
   
  proyanomamibv@proyanomami.org.br
   

Comissão Pró-Yanomami © 2007
A comissão incentiva a veiculação dos textos desde citadas as fontes.