Selecione o Periodo:
De
   
Até
 

 



Clique e acesse o projeto Cartografia Yanomami
 
Clique e acesse !
 
Clique e acesse !

 

Pesquisa Geral
 

Brasília,     


.  

 

 

 


Untitled Document

Esta seção procura seguir toda a atualidade Yanomami no Brasil e na Venezuela. Apresenta notícias produzidas pela Pró-Yanomami (CCPY) e outras ONGs, bem como notícias de imprensa. Propõe também comentários sobre eventos, publicações, exposições, filmes e websites de interesse no cenário Yanomami nacional e internacional.

Yanomami na Imprensa

Data: 23 - Fevereiro - 2005
Titulo: Funai e CIR divergem sobre ampliação de pista de pouso
Fonte: Folha de Boa Vista

No ponto de vista da administração regional da Fundação Nacional do Índio (Funai), a realização da obra é vista como mais um passo para o desenvolvimento da região e dos povos indígenas Yanomami.

O administrador regional da Funai, Gonçalo Teixeira dos Santos, disse que está em contato com os responsáveis pela execução da obra e informou à Folha que todos os trâmites estão seguindo normal.

“Sabemos que os estudos estão sendo feitos e várias reuniões realizadas com as lideranças indígenas. A fundação é absolutamente a favor do que trouxer benefícios para os povos indígenas, desde que eles aceitem”, disse.

“Até mesmo porque a pista reformada e ampliada vai ser de grande utilidade não só para o Exército, mas também para a própria Funai, Funasa [Fundação Nacional de Saúde] e outros órgãos que trabalham diretamente com os povos Yanomami”, complementou Gonçalo.

ABUSO – Para o presidente do Conselho Indígena de Roraima (CIR), Marinaldo Justino Trajano, a obra é considerada um abuso, um desrespeito à Constituição Federal, uma vez que as terras já são homologadas e pertencem ao povo Yanomami, restringindo ações como esta dentro da área.

A preocupação do CIR é que, uma vez ampliada a pista, o Exército resolva construir outro quartel ou outra estrutura na reserva. Para Marinaldo, é necessário que ocorram mais discussões em torno do assunto.

“Os povos Yanomami sofrem até hoje as conseqüências na saúde e na educação indígena devido à interferência do homem branco naquela região. É inaceitável que se construa qualquer outra obra que venha trazer mais prejuízo para a população, principalmente com relação às doenças”, destacou. ( T.B.)

Untitled Document
Coordenação Editorial: Bruce Albert (Assessor Antropológico CCPY) e Luis Fernando Pereira (Jornalista CCPY)


 

 

 


  Para informações adicionais favor enviar

  e-mail para o escritório central da
  Comissão Pró-Yanomami no seguinte
  endereço:
   
  proyanomamibv@proyanomami.org.br
   

Comissão Pró-Yanomami © 2007
A comissão incentiva a veiculação dos textos desde citadas as fontes.