Selecione o Periodo:
De
   
Até
 

 



Clique e acesse o projeto Cartografia Yanomami
 
Clique e acesse !
 
Clique e acesse !

 

Pesquisa Geral
 

Brasília,     


.  

 

 

 


Untitled Document

Esta seção procura seguir toda a atualidade Yanomami no Brasil e na Venezuela. Apresenta notícias produzidas pela Pró-Yanomami (CCPY) e outras ONGs, bem como notícias de imprensa. Propõe também comentários sobre eventos, publicações, exposições, filmes e websites de interesse no cenário Yanomami nacional e internacional.

Notícias CCPY Urgente

Data: 23 - Fevereiro - 2005
Titulo: Coordenação de Educação da Funai elogia projeto da CCPY
Fonte: CCPY – Comissão Pró-Yanomami, Boletim nº 61

Untitled Document

O trabalho pedagógico realizado pela assessoria da Comissão Pró-Yanomami como parte do Projeto de Educação Intercultural Yanomami voltado à formação de professores indígenas foi acompanhado, entre 20 de janeiro e 1º de fevereiro, pelo antropólogo Gustavo Hamilton de Sousa Menezes, da Coordenação Geral de Educação da Fundação Nacional do Índio (CGE-Funai). A visita faz parte da estratégia do órgão para estabelecer uma parceria mais duradoura com a CCPY no setor educacional. Nos últimos três anos, a Funai vem dando apoio financeiro ao projeto, sem participação direta em seu desenvolvimento.

O antropólogo destacou a sensibilidade da equipe da CCPY em reconhecer e utilizar uma metodologia diferenciada e a qualidade do material didático produzido em língua yanomami, disponível a todos os alunos. Ele observou ainda que as comunidades beneficiadas pelo projeto demonstram dedicação às aulas e excelentes relações de trabalho com a equipe da CCPY, “com resultado claramente observável já que o conhecimento de alfabetização, de língua portuguesa e de matemática, tem sido reproduzido pelos professores indígenas”.

O antropólogo reconheceu que o processo é lento, mas destacou o empenho da CCPY diante dessa dificuldade e a necessidade de apoio de órgãos como a Funai, acrescentando que “é da constância desse investimento e da freqüente atualização do programa que resultados mais expressivos devem surgir”. Gustavo Menezes ressaltou a experiência e a atuação da CCPY nos últimos 27 anos e elogiou o “trabalho difícil e pioneiro com profissionalismo e criatividade” que a instituição realiza e que “deve servir de exemplo para outras iniciativas na educação indígena”.

Untitled Document
Coordenação Editorial: Bruce Albert (Assessor Antropológico CCPY) e Luis Fernando Pereira (Jornalista CCPY)


 

 

 


  Para informações adicionais favor enviar

  e-mail para o escritório central da
  Comissão Pró-Yanomami no seguinte
  endereço:
   
  proyanomamibv@proyanomami.org.br
   

Comissão Pró-Yanomami © 2007
A comissão incentiva a veiculação dos textos desde citadas as fontes.