Selecione o Periodo:
De
   
Até
 

 



Clique e acesse o projeto Cartografia Yanomami
 
Clique e acesse !
 
Clique e acesse !

 

Pesquisa Geral
 

Brasília,     


.  

 

 

 


Untitled Document

Esta seção procura seguir toda a atualidade Yanomami no Brasil e na Venezuela. Apresenta notícias produzidas pela Pró-Yanomami (CCPY) e outras ONGs, bem como notícias de imprensa. Propõe também comentários sobre eventos, publicações, exposições, filmes e websites de interesse no cenário Yanomami nacional e internacional.

Notícias CCPY Urgente

Data: 23 - Fevereiro - 2005
Titulo: MEC interfere a favor de professores Yanomami de Roraima aprovados em concurso
Fonte: CCPY – Comissão Pró-Yanomami, Boletim nº 61

Untitled Document

O coordenador de Educação Indígena do Ministério da Educação e Cultura, Kleber Matos, reuniu-se com a atual secretária de Educação de Roraima, Ilma Xaud, e cobrou a contratação dos professores indígenas, entre eles 16 Yanomami, aprovados em concurso público para o preenchimento de 214 vagas para docentes em língua indígena. Embora a relação dos aprovados tenha sido publicada no Diário Oficial do Estado no dia 26 de janeiro 2005, até a segunda quinzena de fevereiro os professores indígenas aprovados não haviam sido convocados.

A seleção dos docentes indígenas foi concluída no dia 2 de janeiro de 2005 com a entrega dos documentos de títulos. No entanto, a maioria dos aprovados estava insegura quanto à sua contratação efetiva devido à crise política que culminou com a cassação do mandato do governador de Roraima, Flammarion Portela, e sua substituição pelo ex-governador, Ottomar Pinto. O processo seletivo foi iniciado no governo passado pela então secretária de Educação, Lenir Veras, que garantiu a contratação dos professores aprovados no começo de 2005. Espera-se que o apoio direto do MEC leve a Secretaria de Educação de Roraima a apressar os trâmites necessários para a efetiva contratação dos 16 professores yanomami e também os das etnias Waiwai, Yekuana, Makuxi e Wapixana.

Untitled Document
Coordenação Editorial: Bruce Albert (Assessor Antropológico CCPY) e Luis Fernando Pereira (Jornalista CCPY)


 

 

 


  Para informações adicionais favor enviar

  e-mail para o escritório central da
  Comissão Pró-Yanomami no seguinte
  endereço:
   
  proyanomamibv@proyanomami.org.br
   

Comissão Pró-Yanomami © 2007
A comissão incentiva a veiculação dos textos desde citadas as fontes.